O bate-papo educacional: um gênero potencial para práticas sociais e atividades pedagógicas em aulas à distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228344

Palabras clave:

Bate-papo educacional, EaD

Resumen

Discussions about the process of teaching and learning online have been the focuses of different researches in the field of applied linguistics (Menezes, 2001; Warschauer,1996; Warschauer e Kern, 1998; Warshauer & Meskill, 2000; Tavares, 2001). In this article will be discussed how teachers beliefs and thoughts should be changed in order to work in an online environment. It also emphasizes the perspective of using genres in the classroom and specially digital genres to promote learner´s skills. At last, the educational chat will be analised and described as a genre which belongs to the system of online genres.Activities related to the use of the educational chat will be suggested as well as a potencial genre that can promote social practice and pedagogical tasks in a virtual classroom.

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Biografía del autor/a

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria

É professora Adjunto 4, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon). Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação ? TIC, na UFSM, bem como atua na coordenação administrativa e pedagógica do laboratório de línguas/DLEM. Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para ead.

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Publicado

2017-07-28

Cómo citar

Reis, S. C. dos. (2017). O bate-papo educacional: um gênero potencial para práticas sociais e atividades pedagógicas em aulas à distância. Linguagens & Cidadania, 8(2). https://doi.org/10.5902/1516849228344