Bateson, as três aprendizagens e suas relações com os professores e sua profissão não-regulamentada

Autores/as

  • Cárla Callegaro Corrêa Kader Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228248

Palabras clave:

Interaction, Communication, Levels of learning, Teaching

Resumen

This paper aims to treat about the studies of Gregory Bateson in relation to the processes of communication, related to the Cybernetic and to the Systems Theory, focusing in the three sorts of learning and searching a relationship with teaching. The results, according to the bibliographic review, turned possible the reflections about the role of teaching, besides showing the fragility of a non-regulamented profession as the teacher.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cárla Callegaro Corrêa Kader, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1989) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino, leitura e produção textual, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa e portuguesa, leitura, produção textual, gênero textual, análise do discurso, letramento e tradução. Presidente da CPPD do campus de São Vicente do Sul. Presidente do Núcleo de Ações Internacionais do campus de São Vicente do Sul. Responsável pelo Centro de Idiomas do campus São Vicente do Sul. Aplicadora das provas do TOEFL e TOEIC do campus São Vicente do Sul, certificada pela Master Test.

Citas

BATESON, Gregory (1936) - Naven: a Survey of the Problems suggested by a Composite Picture of the Culture of a New Guinea Tribe drawn from Three Points of View, 2a ed., Stanford, California: Stanford University Press, 1958.

BATESON, Gregory (1972) - Steps to an Ecology of Mind, 2a ed., Northvale, New Jersey: Jason Aronson Inc., 1987.

BATESON, Gregory (1979) - Natureza e Espírito: Uma Unidade Necessária (or. Mind and Nature), Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

BATESON, Gregory (1991) - Una Unidad Sagrada: Pasos Ulteriores hacia una Ecología de la Mente (or. A Sacred Unity: Further Steps to an Ecology of Mind), Barcelona, Editorial Gedisa, 1993.

CENTENO, Maria João. O conceito de comunicação na obra de Bateson: interação e regulação. Covilhã: Labcom, 2009.

RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição, representação e atividade. Santa Maria: UFSM,PPGL - Editores, 2008.

Publicado

2017-07-25

Cómo citar

Kader, C. C. C. (2017). Bateson, as três aprendizagens e suas relações com os professores e sua profissão não-regulamentada. Linguagens & Cidadania, 11(1). https://doi.org/10.5902/1516849228248