Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849223795

Palavras-chave:

Leitura, Interpretação, Compreensão, Pragmática

Resumo

Este trabalho enfoca a leitura, a interpretação e a compreensão a partir de uma visão pragmática, conforme a proposta de Marcelo Dascal (2006). Tem-se por objetivo principal discutir e analisar os fatores que interferem na realização do ato leitor, favorecendo ou dificultando a interpretação/compreensão textual. Almeja-se em vista disso 1) considerar alguns aportes teóricos, que circundam o estabelecimento de parâmetros interpretativos e compreensivos e 2) discutir as contribuições da proposta pragmática de Marcelo Dascal (2006), especialmente os capítulos 3, 4 e 9 da obra referida. Inicia-se o artigo conceituando leitura, interpretação e compreensão; após, abordam-se algumas propostas teóricas referentes ao tema; depois, discutem-se as contribuições dessas propostas para o entendimento do que vem a ser e do modo como se processa a compreensão; por fim, formulam-se as considerações finais. Concluindo, tem-se a acrescentar que a presente problematização teórica justifica-se por contribuir para a expansão das reflexões sobre o tema abordado.

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Biografia do Autor

Carina Kilian, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora de Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul

Referências

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

Kilian, C., & Flôres, O. C. (2016). Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática. Linguagens & Cidadania, 14(1). https://doi.org/10.5902/1516849223795