COMERCIAIS LGBT+: UMA ANÁLISE SOBRE FREQUÊNCIA DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA E FATORES RESULTANTES EM COMERCIAIS

Autores

  • Martina Pozzebon Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andrea Ad Reginatto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232458

Palavras-chave:

LGBT, Publicidade, Propaganda, Comerciais, Representatividade

Resumo

A maior parte dos brasileiros passa horas de seu dia em frente a uma televisão, cuja programação é intercalada por inúmeros comerciais. O presente artigo tem por finalidade analisar os comerciais com temática LGBT+, recuperando também antigas análises para comparação, para que, através de observação de 15 comerciais veiculados na mídia televisiva entre 2015, 2016 e 2017 (5 a cada ano) a fim de avaliar como está sendo apresentada a imagem dessa comunidade. A análise está ancorada no método de observação, análise de conteúdo  e pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam um aumento no número dos casos de abordagem da temática, uma diminuição da estereotipagem, mas que traz à tona o questionamento das intenções por trás das empresas quanto ao “uso” da luta LGBT+ nas propagandas.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Pozzebon, M., & Reginatto, A. A. (2020). COMERCIAIS LGBT+: UMA ANÁLISE SOBRE FREQUÊNCIA DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA E FATORES RESULTANTES EM COMERCIAIS. Linguagens & Cidadania, 21(1). https://doi.org/10.5902/1516849232458