COMERCIAIS LGBT+: UMA ANÁLISE SOBRE FREQUÊNCIA DE ABORDAGEM DA TEMÁTICA E FATORES RESULTANTES EM COMERCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232458Palavras-chave:
LGBT, Publicidade, Propaganda, Comerciais, RepresentatividadeResumo
A maior parte dos brasileiros passa horas de seu dia em frente a uma televisão, cuja programação é intercalada por inúmeros comerciais. O presente artigo tem por finalidade analisar os comerciais com temática LGBT+, recuperando também antigas análises para comparação, para que, através de observação de 15 comerciais veiculados na mídia televisiva entre 2015, 2016 e 2017 (5 a cada ano) a fim de avaliar como está sendo apresentada a imagem dessa comunidade. A análise está ancorada no método de observação, análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam um aumento no número dos casos de abordagem da temática, uma diminuição da estereotipagem, mas que traz à tona o questionamento das intenções por trás das empresas quanto ao “uso” da luta LGBT+ nas propagandas.Downloads
Referências
BAGGIO, A. T. A Temática Homossexual na Publicidade de Massa para Público Gay e Não-Gay: Conflito Entre Representação e Estereótipo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXII, 2009, Universidade Positivo, Curitiba (PR). A Temática Homossexual na Publicidade de Massa para Público Gay e Não-Gay: Conflito Entre Representação e Estereótipo. Revista Uninter de Comunicação, ano 1, n. 1, Jun/Dez 2013, p.101 – 117.
CAMPOS, C. J. G. MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Bras Enferm, v. 57, n. 5, set/out, 2004.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. “Métodos de pesquisa”. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GONÇALVES, T. M. “Tá rindo de quê? Debate em torno de charges controversas.” In: Raído, v. 11, n. 25, jan./jun. 2017. Disponível em < http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5021/3461>
JORGE, S. C. “A Publicidade das Imagens Cristalizadas: Uma análise das representações imagéticas do gênero”. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, Ano 7 - Edição 2, São Paulo (SP), Dezembro de 2013 - Fevereiro de 2014, p.2 -16.
RODRIGUES, A. I.;CARVALHO, A. de. Desde a Década de Setenta, em Setenta Comerciais: as representações LGBT na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, X, 2015, Porto Alegre (RS). Desde a Década de Setenta, em Setenta Comerciais: as representações LGBT na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira. Publicado em evento, 10º Encontro Nacional de História da Mídia, Junho de 2015, Porto Alegre (RS).