DISCURSO PUBLICITÁRIO E IDENTIDADE REGIONAL: UM OLHAR PARA AS MARCAS DE GAUCHIDADE NA PEÇA PEPSITCHÊ

Andrea Ad Reginatto, Nêmora Luiza Gehring Schreiner

Resumo


Há um crescente interesse pela cultura e identidade regional local nos textos publicitários. Assim, este artigo tem como objetivo verificar de que forma a expressão “tchê” reitera a identidade do possível consumidor da marca Pepsi, considerando as práticas sociais e discursivas. Além disso, pretende demonstrar que as escolhas lexicais propiciam uma imagem do produto próxima à imagem do possível consumidor. A análise foi construída a partir da peça publicitária “PepsiTchê” e utilizou como abordagem a pesquisa de natureza bibliográfica. Para desenvolver a investigação foi realizado um levantamento através do hotsite dedicado à publicidade da “PepsiTchê”, material de cunho publicitário exclusivo para consumidores gaúchos. Essa metodologia articula contribuições advindas dos conceitos de gênero do discurso, acento de valor, intertextualidade e dialogismo, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Como resultados da pesquisa compreendemos que as escolhas dos elementos linguísticos, no gênero discurso publicitário, contribuem com as relações dialógicas estabelecidas entre a marca e o possível consumidor e delimitam os acentos valorativos sobre a marca/produto.

Palavras-chave


Discurso Publicitário; Identidade; Acento de valor

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Emstantina Galvão G. Pereira; revisão da tradução: Marina Appenzellerl. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRAIT, B. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2ª Ed. rev. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2005.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In.: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PEPSICO. Disponível em http://www.pepsico.com.br/quem-somos/nossa-historia. Acesso em: 1 jun. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1516849228925

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores da revista L&C:

                                                                                          


Órgãos aos quais a revista L&C pertence:

 

                              

 

E-ISSN 2674-6921. Revista Qualis B3, área de Letras e Linguística, Classificações de Periódicos Quadriênio 2017-2020 (CAPES).