DISCURSO PUBLICITÁRIO E IDENTIDADE REGIONAL: UM OLHAR PARA AS MARCAS DE GAUCHIDADE NA PEÇA PEPSITCHÊ
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228925Palavras-chave:
Discurso Publicitário, Identidade, Acento de valorResumo
Há um crescente interesse pela cultura e identidade regional local nos textos publicitários. Assim, este artigo tem como objetivo verificar de que forma a expressão “tchê” reitera a identidade do possível consumidor da marca Pepsi, considerando as práticas sociais e discursivas. Além disso, pretende demonstrar que as escolhas lexicais propiciam uma imagem do produto próxima à imagem do possível consumidor. A análise foi construída a partir da peça publicitária “PepsiTchê” e utilizou como abordagem a pesquisa de natureza bibliográfica. Para desenvolver a investigação foi realizado um levantamento através do hotsite dedicado à publicidade da “PepsiTchê”, material de cunho publicitário exclusivo para consumidores gaúchos. Essa metodologia articula contribuições advindas dos conceitos de gênero do discurso, acento de valor, intertextualidade e dialogismo, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Como resultados da pesquisa compreendemos que as escolhas dos elementos linguísticos, no gênero discurso publicitário, contribuem com as relações dialógicas estabelecidas entre a marca e o possível consumidor e delimitam os acentos valorativos sobre a marca/produto.Downloads
Referências
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