O contexto como um tipo especial de modelo mental da memória episódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232249

Palavras-chave:

Contexto, Modelo mental, Memória episódica

Resumo

Neste artigo, apresentaremos a teoria dos modelos de contexto de Teun A. Van Dijk (1977, 2004, 2012). Para este linguista, o contexto é definido como um tipo especial de modelo mental da memória episódica. À luz de uma abordagem sociocognitiva, buscaremos compreender como as expressões linguísticas do discurso, em termos de contextos, são formalmente representadas. Assumimos a posição de que o processamento do discurso requer do falante um dispositivo cognitivo único capaz de elucidar até os sinais mais invisíveis do texto. Com o objetivo de realçar a importância desta teoria para os estudos linguísticos, analisaremos três episódios sobre a vida do sobrevivente do holocausto da Segunda Guerra Mundial, Dr. Primo Levi (2015), contados na obra Assim foi Auschwitz: testemunhos 1945-1986, com o intuito de relacionar a teoria dos modelos mentais com as memórias episódicas do holocausto. Concluímos que o contexto como um tipo especial de modelo mental é proveniente da memória episódica do falante, como Van Dijk havia pressuposto.

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Biografia do Autor

Caio César Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Graduado em Letras-Português e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Santos, C. C. C. (2018). O contexto como um tipo especial de modelo mental da memória episódica. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232249