O contexto como um tipo especial de modelo mental da memória episódica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232249Palavras-chave:
Contexto, Modelo mental, Memória episódicaResumo
Neste artigo, apresentaremos a teoria dos modelos de contexto de Teun A. Van Dijk (1977, 2004, 2012). Para este linguista, o contexto é definido como um tipo especial de modelo mental da memória episódica. À luz de uma abordagem sociocognitiva, buscaremos compreender como as expressões linguísticas do discurso, em termos de contextos, são formalmente representadas. Assumimos a posição de que o processamento do discurso requer do falante um dispositivo cognitivo único capaz de elucidar até os sinais mais invisíveis do texto. Com o objetivo de realçar a importância desta teoria para os estudos linguísticos, analisaremos três episódios sobre a vida do sobrevivente do holocausto da Segunda Guerra Mundial, Dr. Primo Levi (2015), contados na obra Assim foi Auschwitz: testemunhos 1945-1986, com o intuito de relacionar a teoria dos modelos mentais com as memórias episódicas do holocausto. Concluímos que o contexto como um tipo especial de modelo mental é proveniente da memória episódica do falante, como Van Dijk havia pressuposto.Downloads
Referências
BADDELEY, A.; EYSENCK, M.; ANDERSON, M. Memória. Tradução de Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BARTLETT, C. Remembering: An experimental and social study. Cambridge: Cambridge University Press, 1932.
EBBINGHAUS, H. Memory: a contribution to experimental psychology. New York: Teachers College, Columbia Universty, 2005.
FREGE, G. Sobre o sentido e a referência In: Lógica e filosofia da linguagem. Tradução de Paulo Alcoforado. São Paulo: Editora da USP, 2009, p. 129-157.
JAMES, W. The principles of psychology. New York: Holt, Rinehard and Winston, 1990.
LEVI, P. Assim foi Auschwitz: testemunhos de 1945-1986. Organização e notas: Fábio Levi e Domenico Scarpa. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
THERRIAULT, D.; RINCK, M. Multidimensional situation models. In F. Schmalhofer & C.A. Perfetti (Eds.), Higher level language processes in the brain: inference and comprehension processes. NJ: Erlbaum, 2007, p. 311-327.
TULVING, E. Elements of episodic memory. Oxford: Oxford University Press, 1983.
TULVING, E. Episodic memory and common sense: how far apart? Phil. Trans. R. Soc. Lond, v.356, p. 1505-1515, 2001.
VAN DIJK, T. A. Text and context: explorations in the semantics and pragmatics of discourse. London: Longman, 1977.
VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 2004.
VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. Nova York: Academic Press, 1983.