O lúdico como recurso no ensino e na aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234263

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Ludicidade, Língua Inglesa, Motivação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar como algumas atividades podem auxiliar nas dificuldades que aprendizes apresentam em relação à língua estrangeira. Diante disso, o trabalho tem como tema de estudo o ensino de conteúdos gramaticais por meio de atividades lúdicas. Como base teórica, recorremos aos seguintes autores: Almeida (2015), Antunes (1999), Arnold (2004), Bergamini (2008), Cool (2000), Santos (2000) e Tiba (1998). Através de seus estudos, buscamos entender como ocorre o ensino e a aprendizagem de inglês com o objetivo de alcançar melhores resultados na aprendizagem de vocabulário básico da língua inglesa, promovendo, consequentemente, uma melhora na leitura e na compreensão da LE. Por meio das análises realizadas, percebemos que os alunos conseguiram resolver satisfatoriamente as tarefas propostas. Dessa forma, nesta pesquisa, constatamos que a aprendizagem de uma língua estrangeira é beneficiada se ocorrer de forma mais dinâmica e prática, sem estar focada meramente em exercícios gramaticais descontextualizados e inexpressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosi Ana Gregis, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Letras - Linguística Aplicada - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Ed. Digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

ANTUNES, C. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Fascículo 15. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ARNOLD, A. Second Language Learning Theories. 2.ed. Published in Great Britain by Hodder Education. 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015.

COLL, C. et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, EPU, 1980.

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1992.

RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. Methodology in language teaching. An anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

SANTANNA, A. A histórica do lúdico na educação. REVEMAT, v. 6, n. 2, p. 19-36, 2011.

SANTOS, S. M. P. A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Gregis, R. A., & Garcia, P. D. (2019). O lúdico como recurso no ensino e na aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234263