A teoria em cena: o valor e a má-fé na literatura de Jean-Paul Sartre
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73772Palavras-chave:
Sartre, Valor, Má-fé, Subjetividade, LiteraturaResumo
O filósofo Jean-Paul Sartre formulou toda uma teoria centrada no homem em situação. Para Sartre, o homem é lançado ao mundo de forma livre, cabendo somente a ele constituir a si próprio. Não há qualquer obrigação metafísica que impõem ao homem como ele deve agir, quem ele deve ser e seus valores. O valor não é um dado objetivo, já existente no mundo, ao contrário: ele surge a partir da subjetividade do homem. O homem é um ser absolutamente livre, não há qualquer valor predeterminado que deva nortear as suas ações ou cercear a sua liberdade. Quando um homem procura agir de acordo com valores pré-estabelecidos, quando toma os valores como valores universais, Em-si, ele age de má-fé. Este artigo pretende abordar a concepção sartreana de valor e a relação existente entre valor e má-fé, subsidiando-se nos escritos filosóficos de Sartre e nos seus contos “O muro” e “A infância de um chefe”.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. Moral da ambigüidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. (Vol. 2) Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BEAUVOIR, Simone de. Cerimônia do adeus, seguido de Entrevistas com Jean-Paul Sartre, agosto-setembro 1974. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
CAMPOS, Carolina Mendes; ALT, Fernanda; EWALD, Ariane Patrícia. Interrelação filosófico-literária do pensamento de Sartre: bases para uma psicologia fenomenológica do eu. Revista abordagem gestalt. Goiânia, v.15, n.2, dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000200008&lng=pt&nrm=iso>, acesso em: 30 de agosto de 2010.
MACIEL, Luiz Carlos. Sartre – vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Vida e obra)
SARTRE, Jean-Paul. O muro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1966. (Biblioteca do leitor moderno – Vol 11)
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: O existencialismo é um humanismo; A imaginação; Questão de método. São: Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores)
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada. Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Ética e literatura em Sartre. São Paulo: UNESP, 2004. (Coleção Biblioteca de Filosofia)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).