A resistência ao discurso nacionalista hegemônico na dramaturgia de Sean O’Casey

Auteurs

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Faculdade do Centro Educacional Mineiro, Belo Horizonte, MG

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X37912

Mots-clés :

Irlanda, Teatro, Nação, Sean O’Casey, Resistência

Résumé

A fim de provar a virilidade dos homens irlandeses, subestimados pelo império britânico, o nacionalismo anticolonial implicou suspensão provisória do código de masculinidade civil em favor do código de masculinidade cívica, na qual o romance heteroerótico deveria ser proscrito em benefício da nação. Sean O’Casey, divergente desse ideário propalado pelo teatro nacionalista, enfoca em suas obras o descaso pela mulher-carne em favor da mulher-símbolo. Mediante exame da peça The Plough and the Stars, este trabalho verifica como o dramaturgo desconstrói o mito sacrificial na medida em que denuncia a patologização do nacionalismo como histeria coletiva decorrente da interdição a Eros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Faculdade do Centro Educacional Mineiro, Belo Horizonte, MG

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com financiamento da Capes/REUNI. Professor de Língua Portuguesa na Faculdade do Centro Educacional Mineiro (FACEM BH).

Références

FALLON, Gabriel. Sean O’Casey: The Man I Knew. Boston: Little, Brown, 1965.

GREGORY, Lady Augusta. Our Irish Theatre: A Chapter of Autobiography. New York: G. P. Putnam's Sons, 1913, p. 9.

GREGORY, Lady Augusta. Lady Gregory’s Journals. Ed. Lennox Robinson. New York: The Macmillan Company, 1947.

GWYNN, Stephen. The Dublin Play Riots. The Observer, 14 de fevereiro de 1926, p. 16.

HOLLOWAY, Joseph. A Selection from His Unpublished Journal: Impressions of a Dublin Playgoer. ed. Robert Hogan e Michael J. O'Neill. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1967.

JOYCE, James. James Clarence Mangan. In: The Critical Writings of James Joyce. ed. Richard Ellmann e Ellsworth Mason. London: Faber and Faber, 1959, p. 175-186.

O’CASEY, Sean. Inishfallen Fare Thee Well. New York: The Macmillan Company, 1949.

O’CASEY, Sean. The Plough and the Stars. In: Three Plays. London: Macmillamn & Co. LTD, 1964, p. 131-218.

RICHARDS, Sheila. Extract from Sheila Richards’ Proposed Autobiography. The Sean O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 175-176, 1976.

SHAW, George Bernard. John Bull’s Other Ireland. In: John Bull’s Other Ireland and Major Barbara. New York: Brentano’s, 1907, p. 1-126.

YEATS, William Butler. Essays and Introductions. New York: Macmillan Company, 1961.

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso, 1983.

CHATTERJEE, Partha. Whose Imagined Community. In: CHATTERJEE, Partha. The Nation and its Fragments: Colonial and Postcolonial Histories. Princeton: Princeton University Press, 1993, p. 3-13.

COOGAN, Tim Pat. De Valera: Long Fellow, Long Shadow. London: Hutchinson, 1993.

COPJEC, Joan. Imagine there’s no woman: Ethics and sublimation. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press, 2004.

CULLINGFORD, Elizabeth B. Thinking of Her…as…Ireland: Yeats, Pearse and Heaney. Textual Practice, v. 4, n. 1, p. 1-20, 1990.

FREUD, Sigmund. Tipos Psicopáticos no Palco. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. VII. Rio de Janeiro. Imago, 1969.

FREUD, Sigmund. Atos obsessivos e práticas religiosas. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GRENE, Nicholas. Reality Check: Authenticity from Synge to McDonagh. In: MUTRAN, Munira H.; IZARRA, Laura P. Z. ed. Irish Studies in Brazil. São Paulo: Humanitas, 2005, p. 69-88.

INNES, Catherine L. The Cambridge Introduction to Postcolonial Literatures in English. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

KIBERD, Declan. Inventing Ireland: The Literature of the Modern Nation. London: Jonathan Cape, 1995.

KILROY, James. The Playboy Riots. Dublin: The Dolmen Press, 1971.

KRAUSE, David. Sean O’Casey: The man and his work. London: Macgibbon & Kee, 1960.

KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: An Essay on Abjection. New York: Columbia University Press, 1982.

MURRAY, Christopher. Twentieth-Century Irish Drama: Mirror Up to Nation. Manchester: Manchester University Press, 1997, p. 3.

O’RIORDAN, John. O’Casey, the Peerless Ploughman. The O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 177-186, Primavera, 1976.

PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. México, D.F.: Cuadernos Americanos, 1950.

PORTER, Raymond. O’Casey and Pearse. The O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 104-114, Primavera, 1976.

SOMMER, Doris. Foundational Fictions: The National Romances of Latin America. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1991.

WATSON, George. Irish Identity and the Literary Revival: Synge, Yeats, Joyce, and O’Casey. Washington: Catholic University of America Press, 1994.

Publiée

2019-10-29

Comment citer

Sousa, R. E. dos S. (2019). A resistência ao discurso nacionalista hegemônico na dramaturgia de Sean O’Casey. Literatura E Autoritarismo, (22). https://doi.org/10.5902/1679849X37912