A resistência ao discurso nacionalista hegemônico na dramaturgia de Sean O’Casey

Autor/innen

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Faculdade do Centro Educacional Mineiro, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X37912

Schlagworte:

Irlanda, Teatro, Nação, Sean O’Casey, Resistência

Abstract

A fim de provar a virilidade dos homens irlandeses, subestimados pelo império britânico, o nacionalismo anticolonial implicou suspensão provisória do código de masculinidade civil em favor do código de masculinidade cívica, na qual o romance heteroerótico deveria ser proscrito em benefício da nação. Sean O’Casey, divergente desse ideário propalado pelo teatro nacionalista, enfoca em suas obras o descaso pela mulher-carne em favor da mulher-símbolo. Mediante exame da peça The Plough and the Stars, este trabalho verifica como o dramaturgo desconstrói o mito sacrificial na medida em que denuncia a patologização do nacionalismo como histeria coletiva decorrente da interdição a Eros.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Faculdade do Centro Educacional Mineiro, Belo Horizonte, MG

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com financiamento da Capes/REUNI. Professor de Língua Portuguesa na Faculdade do Centro Educacional Mineiro (FACEM BH).

Literaturhinweise

FALLON, Gabriel. Sean O’Casey: The Man I Knew. Boston: Little, Brown, 1965.

GREGORY, Lady Augusta. Our Irish Theatre: A Chapter of Autobiography. New York: G. P. Putnam's Sons, 1913, p. 9.

GREGORY, Lady Augusta. Lady Gregory’s Journals. Ed. Lennox Robinson. New York: The Macmillan Company, 1947.

GWYNN, Stephen. The Dublin Play Riots. The Observer, 14 de fevereiro de 1926, p. 16.

HOLLOWAY, Joseph. A Selection from His Unpublished Journal: Impressions of a Dublin Playgoer. ed. Robert Hogan e Michael J. O'Neill. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1967.

JOYCE, James. James Clarence Mangan. In: The Critical Writings of James Joyce. ed. Richard Ellmann e Ellsworth Mason. London: Faber and Faber, 1959, p. 175-186.

O’CASEY, Sean. Inishfallen Fare Thee Well. New York: The Macmillan Company, 1949.

O’CASEY, Sean. The Plough and the Stars. In: Three Plays. London: Macmillamn & Co. LTD, 1964, p. 131-218.

RICHARDS, Sheila. Extract from Sheila Richards’ Proposed Autobiography. The Sean O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 175-176, 1976.

SHAW, George Bernard. John Bull’s Other Ireland. In: John Bull’s Other Ireland and Major Barbara. New York: Brentano’s, 1907, p. 1-126.

YEATS, William Butler. Essays and Introductions. New York: Macmillan Company, 1961.

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso, 1983.

CHATTERJEE, Partha. Whose Imagined Community. In: CHATTERJEE, Partha. The Nation and its Fragments: Colonial and Postcolonial Histories. Princeton: Princeton University Press, 1993, p. 3-13.

COOGAN, Tim Pat. De Valera: Long Fellow, Long Shadow. London: Hutchinson, 1993.

COPJEC, Joan. Imagine there’s no woman: Ethics and sublimation. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press, 2004.

CULLINGFORD, Elizabeth B. Thinking of Her…as…Ireland: Yeats, Pearse and Heaney. Textual Practice, v. 4, n. 1, p. 1-20, 1990.

FREUD, Sigmund. Tipos Psicopáticos no Palco. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. VII. Rio de Janeiro. Imago, 1969.

FREUD, Sigmund. Atos obsessivos e práticas religiosas. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GRENE, Nicholas. Reality Check: Authenticity from Synge to McDonagh. In: MUTRAN, Munira H.; IZARRA, Laura P. Z. ed. Irish Studies in Brazil. São Paulo: Humanitas, 2005, p. 69-88.

INNES, Catherine L. The Cambridge Introduction to Postcolonial Literatures in English. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

KIBERD, Declan. Inventing Ireland: The Literature of the Modern Nation. London: Jonathan Cape, 1995.

KILROY, James. The Playboy Riots. Dublin: The Dolmen Press, 1971.

KRAUSE, David. Sean O’Casey: The man and his work. London: Macgibbon & Kee, 1960.

KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: An Essay on Abjection. New York: Columbia University Press, 1982.

MURRAY, Christopher. Twentieth-Century Irish Drama: Mirror Up to Nation. Manchester: Manchester University Press, 1997, p. 3.

O’RIORDAN, John. O’Casey, the Peerless Ploughman. The O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 177-186, Primavera, 1976.

PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. México, D.F.: Cuadernos Americanos, 1950.

PORTER, Raymond. O’Casey and Pearse. The O’Casey Review, v. 2, n. 2, p. 104-114, Primavera, 1976.

SOMMER, Doris. Foundational Fictions: The National Romances of Latin America. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1991.

WATSON, George. Irish Identity and the Literary Revival: Synge, Yeats, Joyce, and O’Casey. Washington: Catholic University of America Press, 1994.

Veröffentlicht

2019-10-29

Zitationsvorschlag

Sousa, R. E. dos S. (2019). A resistência ao discurso nacionalista hegemônico na dramaturgia de Sean O’Casey. Literatura E Autoritarismo, (22). https://doi.org/10.5902/1679849X37912