A tragédia de Eurípedes: relações entre a performance e a resistência dos personagens nas narrativas literária e fílmica Medeia

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X25571

Mots-clés :

Narrativa, Resistência, Cinema, Teatro, Medeia

Résumé

Considerando o que propõe Alfredo Bosi, em Narrativa e Resistência (1996), entendemos que a oposição a uma força alheia, apontada por Bosi como sendo um dos principais atributos da narrativa de resistência, se faz presente no âmbito da dramaturgia tanto quanto no âmbito da literatura, bem como em outras formas artísticas. E ainda que o pesquisador localize seu corpus em contextos do Século XX, nossa hipótese é a de que a resistência, especialmente a resistência imanente, é antes um aspecto que transcende formas e temporalidades. Para analisar esta possibilidade faremos um paralelo entre a Medeia de Eurípedes e a Medeia de Pasolini.

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Bibliographies de l'auteur

Andreza Costa dos Santos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Carlos Augusto Nascimento Sarmento Pantoja, Universidade Federal do Pará

Doutor em Teoria e História da Literatura pela UNICAMP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2006).

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2017-01-11 — Mis à jour le 2022-03-16

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Santos, A. C. dos, & Pantoja, C. A. N. S. (2022). A tragédia de Eurípedes: relações entre a performance e a resistência dos personagens nas narrativas literária e fílmica Medeia. Literatura E Autoritarismo, (18). https://doi.org/10.5902/1679849X25571 (Original work published 11 janvier 2017)