A tragédia de Eurípedes: relações entre a performance e a resistência dos personagens nas narrativas literária e fílmica Medeia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X25571

Palavras-chave:

Narrativa, Resistência, Cinema, Teatro, Medeia

Resumo

Considerando o que propõe Alfredo Bosi, em Narrativa e Resistência (1996), entendemos que a oposição a uma força alheia, apontada por Bosi como sendo um dos principais atributos da narrativa de resistência, se faz presente no âmbito da dramaturgia tanto quanto no âmbito da literatura, bem como em outras formas artísticas. E ainda que o pesquisador localize seu corpus em contextos do Século XX, nossa hipótese é a de que a resistência, especialmente a resistência imanente, é antes um aspecto que transcende formas e temporalidades. Para analisar esta possibilidade faremos um paralelo entre a Medeia de Eurípedes e a Medeia de Pasolini.

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Biografia do Autor

Andreza Costa dos Santos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Carlos Augusto Nascimento Sarmento Pantoja, Universidade Federal do Pará

Doutor em Teoria e História da Literatura pela UNICAMP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2006).

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Publicado

2017-01-11 — Atualizado em 2022-03-16

Versões

Como Citar

Santos, A. C. dos, & Pantoja, C. A. N. S. (2022). A tragédia de Eurípedes: relações entre a performance e a resistência dos personagens nas narrativas literária e fílmica Medeia. Literatura E Autoritarismo, (18). https://doi.org/10.5902/1679849X25571 (Original work published 11º de janeiro de 2017)