O governo Vargas e suas implicações na produção literária teuto-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X75392Palabras clave:
Campanha de nacionalização, Literatura brasileira, Imigração alemãResumen
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os efeitos da campanha de nacionalização do governo Vargas na literatura brasileira sob a perspectiva dos imigrantes alemães. Durante o período da ditadura Vargas, dentre outras medidas, todos os imigrantes e seus descendentes em território nacional foram proibidos de falar sua língua em público como uma forma de obrigá-los a se integrar à cultura brasileira. Tal determinação afetou diretamente a vida dos imigrantes alemães e seus descendentes, pois muitos não sabiam falar português e, pelo fato de o Brasil ter entrado na guerra contra a Alemanha, os mesmos passaram a sofrer ataques por parte da população brasileira: casas de comércio, jornais e estabelecimentos em geral, cujo dono era de origem alemã, foram incendiados e associações foram fechadas. Nessa época, a convivência entre brasileiros e alemães foi conturbada. Quais os reflexos desse período na literatura brasileira? O que foi produzido literariamente sobre essa questão? Como foram retratados os imigrantes alemães e seus descendentes na literatura brasileira antes, durante e depois da campanha de nacionalização? Essas são algumas questões abordadas neste artigo.
Descargas
Citas
COARACY, Vivaldo. Frida Meyer. São Paulo: Companhia Graphico; Editora Monteiro Lobato, 1924.
DIETRICH, Ana Maria. Nazismo tropical - O partido nazista no Brasil. São Paulo: USP, 2007. Tese de doutorado.
FISCHER, Luís A.; GERTZ, René E. Nós, os teuto-gaúchos. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
GINZBURG & UMBACH: “Literatura e Autoritarismo”. In: 2000 Palavras: as vozes das letras, org. Rildo Cosson. Pelotas: PPGL/UFPel, 2000, p.237-242).
GERTZ, René. O perigo alemão. Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS, 1991.
HUBER, Valburga. O sentimento patriótico na literatura teuto-brasileira. In: Blumenau em Cadernos, v. 44, n. 1/2, p. 52-60, 2003.
HUBER, Valburga. A ponte edêmica – Da literatura dos imigrantes de língua alemã a Raul Bopp e Augusto Meyer. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009.
KREUTZ, Lúcio. O professor paroquial - magistério e imigração alemã. Porto Alegre: UFRGS; Caxias do Sul: EDUCS; Florianópolis: UFSC, 1991.
MAUCH, Claudia; VASCONCELOS, Naira (orgs). Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade e história. Canoas: Ed. Ulbra, 1994.
SCHREINER, Renate. Entre ficção e realidade: a imagem do imigrante alemão na literatura do Rio Grande do Sul. Lajeado, Santa Cruz do Sul: FATES, UNISC, 1996.
SEYFERTH, Giralda. A colonização alemã no Brasil: etnicidade e conflito. In: FAUSTO, Boris. (org.). Fazer a América. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).