"Luz e sombra": memórias da repressão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74011Palabras clave:
Repressão, Memórias, Luz e sombraResumen
Este trabalho consiste em uma leitura do conto "Luz e sombra", de Caio Fernando Abreu, publicado na antologia Morangos Mofados. Tal estudo tem o fito de desenvolver uma reflexão crítica acerca deste texto pautada na articulação texto literário X conteúdo social. Essa investigação enfoca elementos teóricos não só na área da literatura, mas também sobre história e sociedade. Nesses elementos, configura-se a crítica social da produção artística estudada e sua relação com o contexto de produção. O trabalho também contempla uma reflexão sobre o conflito interior do narrador, com bases na psicanálise, apontando sempre para o contexto histórico e social como principal motivo da repressão sofrida pelo protagonista.
Descargas
Citas
ABREU, Caio. Luz e sombra. In:____.Morangos Mofados. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência. In: . Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BRANDÃO, lgnácio de Loyola. Literatura e resistência. ln: SCHWARTZ, Jorge; SOSNOWSKI, Saúl (Orgs.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: EDUSP, 1994.
GINZBURG, Jaime; UMBACH, Rosani Ketzer. Literatura e Autoritarismo. ln: vários. 2000 palavras: as vozes das letras. Pelotas: UFPeI, 2000.
JOZEF, BeIla. (Auto)biografia: os territórios da memória e da história. ln: LEENHARDT, Jaques; PESAVENTQ, Sandra (Orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: UNICAMP, 1996.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
MARQUES, Reinaldo. Tempos modernos, poetas melancólicos. ln: SOUZA, Eneida Maria de (Org.). Modernidades tardias. Belo Horizonte: UPMG, 1998.
MATOS, Olgária. Ulisses e a razão insuficiente: geometria e melancolia. ln:___. O iluminismo visionário: Benjamin leitor de Descartes e Kant. São Paulo: Brasiliense, 1993.
SEGATTO, José Antonio. Cidadania de ficção. ln:____; BALDAN, Ude (Orgs.). Sociedade e literatura no Brasil. São Paulo: UNESP, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).