A memória e o esquecimento em O que os cegos estão sonhando? Com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945)

The memory and the forgetfulness in O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73975

Palabras clave:

Noemi Jaffe, O que os cegos estão sonhando?, Auschwitz, Esquecimento, Memória

Resumen

Este artigo analisa o modo como uma geração que passou pela experiência traumática da Shoah foi afetada e como isso se refletiu em seus descendentes na obra O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945), de Noemi Jaffe (2012). A obra é composta pelo diário de Lili Jaffe, escrito após ter sido salva pela Cruz Vermelha depois de ser mantida prisioneira por onze meses em Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial; pelo conjunto de textos de Noemi, filha de Lili, intitulado O que os cegos estão sonhando? e, por fim, pelo texto “Aqui, lá”, de Leda Cartum, neta da sobrevivente. A composição da obra em três vozes nos permite analisar como as três gerações se relacionam com a memória e o esquecimento. Para isso, agenciamos os postulados teóricos de Giorgio Agamben, Jeanne Marie Gagnebin, Márcio Seligmann-Silva, Walter Benjamin, Wilberth Salgueiro, entre outros.

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Biografía del autor/a

Elaine da Silva Alves de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Licenciatura Dupla em Português e Italiano pela Universidade Federal do Espírito Santo. É Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2015). Foi voluntária de Iniciação Científica (Capes) no projeto Literatura e história: impasses éticos e estéticos em escritas de si contemporâneas, sob a orientação da Profa. Dra. Fabíola Simão Padilha Trefzger, com o subprojeto "Memória e esquecimento em O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945)" e "Manifestações do trauma em O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945), de Noemi Jaffe". Atualmente é professora de italiano na Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies).

Fabíola Simão Padilha Trefzger, Universidade Federal do Espírito Santo

É professora de teoria da literatura e literaturas de língua portuguesa da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestrado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Realizou estágio pós-doutoral na USP, sob a supervisão do professor doutor Jaime Ginzburg, em 2017/2018. Dedica-se a pesquisar romances brasileiros contemporâneos em sua interface com a história, especialmente obras cujas narrativas são centradas em eventos-limite, como ditaduras e Holocausto. Atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

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SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Tempo e argumento: Florianópolis, v. 2, n.1, 2010, p. 3-20.

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Almeida, E. da S. A. de, & Trefzger, F. S. P. (2024). A memória e o esquecimento em O que os cegos estão sonhando? Com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945): The memory and the forgetfulness in O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945). Literatura E Autoritarismo, (42), e73975. https://doi.org/10.5902/1679849X73975