A função do ensino de literatura: ponto de convergência e de ramificação de perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X16313Abstract
Apresentamos neste artigo uma discussão a respeito da função do ensino da literatura nas escolas. Dado que a extenuação dessa temática seria intangível, selecionamos um ângulo da questão no qual apresentamos um cotejo entre pressupostos teóricos resgatados de obras de especialistas em sociologia, educação e crítica literária, a saber, Marilena Chauí (2001), Antonio Candido (1995; 2002), Bordini e Aguiar (1988) e Ligia Averbuck (1985) e apreciações feitas tanto por professores de literatura como pelo dito “senso comum” (alunos e ex-alunos de literatura sem formação específica na área) em entrevistas. A eleição deste foco para discussão se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre a fundamentação teórica estudada nas disciplinas da Licenciatura em Português e o contexto escolar. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.
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