Um inventário da ditadura em Caio Fernando Abreu

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74703

Schlagworte:

Violência, Ditadura militar, Representação

Abstract

A proposta deste artigo é de, através da análise de uma carta de Caio Fernando Abreu enviada à escritora e amiga Hilda Hilst datada de 1970 e da leitura de dois de seus contos, respectivamente “O mar mais longe que eu vejo” e “O ovo”, esquadrinhar a postura crítica do autor em face do cenário político autoritário que se fazia presente entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. Procurando também observar nas narrativas como Caio F. lida com as dificuldades formais de representação da violência.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Guilherme Fernandes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduando do curso de Letras com habilitação em português/francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bolsista de IC do CNPq.

Literaturhinweise

ABREU, Caio Fernando. Caio 3D: o essencial da década de 1970. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 2005.

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. “Carro-zero e Pau-de-arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar”. In: NOVAES, Fernando e SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Tradução José Martins Barbosa, Hemerson Alves Batista. São Paulo: Brasiliense, 1989. – (Obras escolhidas; v. 3)

ADORNO, Theodor. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. São Paulo, Editora 34, 2003.

_______. Parataxis. In: ______. Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

GINZBURG, Jaime. Memória da ditadura em Caio Fernando Abreu e Luís Fernando Veríssimo. In: Revista O eixo e a roda, v. 15, 2007, p.43-54. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit. Acesso em: 28 mai. 2010.

_______. “Escritas da tortura”. In: Diálogos Latinoamericanos, número 003.

LISPECTOR, Clarice. “Carta ao ministro da educação”. In: A descoberta do mundo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: Texto/Contexto, São Paulo, Perspectiva, 1976.

DIP, Paula. Para sempre teu, Caio F.: cartas, conversas, memórias de Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2009.

Veröffentlicht

2023-09-13

Zitationsvorschlag

Fernandes, G. . (2023). Um inventário da ditadura em Caio Fernando Abreu. Literatura E Autoritarismo, (3). https://doi.org/10.5902/1679849X74703