Podemos falar sobre isso agora? – a ditadura sob as lentes do cinema brasileiro dos anos 1980

Autores

  • Caroline Gomes Leme

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X75238

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Ditadura militar brasileira, Tortura, Anos 1980

Resumo

Este artigo traça um panorama dos filmes brasileiros que nos 1980 colocaram em tela o regime militar (1964-1985). Num contexto de abertura política em que começa a ser possível falar mais diretamente sobre o tema da repressão e da tortura, as abordagens cinematográficas ainda se mostram cautelosas e preocupadas com o jugo da censura. A denúncia da violência perpetrada sob o regime autoritário se faz presente em grande parte dos filmes, mas as estratégias adotadas para o tratamento do tema são variadas. Focalizando especialmente a questão da tortura, analisamos aqui essas diferentes estratégias e colocamos em discussão aspectos como a atribuição de responsabilidades em relação à violência, a representação audiovisual dos suplícios e os dilemas éticos e estéticos implicados na abordagem cinematográfica do horror, bem como colocamos em pauta a questão da problemática política subjacente à repressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Gomes Leme

 Mestre e Doutoranda em Sociologia pela UNICAMP

Referências

ABREU, Nuno Cesar Pereira de. Boca do lixo: cinema e classes populares. Campinas (SP): Editora da UNICAMP, 2006.

ALMEIDA NETO, Américo R. de; TOLENTINO, Célia. Mestre Candeias: o homem e seus filmes. Baleia na Rede, Marília, v.1, n. 4, 2007. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede/Edicao04/mestre.pdf>. Acesso em: 20 jan.2012.

BARROS, Marisa Ferreira. Parecer nº 0460/86 “O Beijo da mulher aranha”. Brasília: Divisão de Censura e Diversões Públicas, 1986. Disponível em: <http://www.memoriacinebr.com.br/pdfsNovos/0080061C00801.pdf>. Acesso em: 20 jan.2012.

CÁNEPA, Laura Loguercio. Medo de quê?: uma história do horror nos filmes brasileiros. 2008. 469 f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2008.

CÁNEPA, Laura Loguercio.“Pornochanchada do avesso: o caso das mulheres monstruosas em filmes de horror da Boca do Lixo” In: E-Compós, v.12, n.1, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/view/358/320>. Acesso em: 20 jan.2012.

CORRÊA, Villas-Bôas. Um burguês perdido no espaço. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 8, 7 ago. 1983.

DANEY, Serge. Le travelling de Kapo. Trafic, n. 4, p.5-19, automne,1992.

FRAGA, Ody. Entrevista a Jornal da Semana, n.63, abril de 1980.

GASPARI, ELIO. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a. (Coleção As Ilusões Armadas, Vol. 1.).

GASPARI, ELIO. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letra2002b. (Coleção As Ilusões Armadas, Vol.2).

JOHNSON, Randal. The rise and fall of brazilian cinema, 1960-1990. In: JOHNSON, Randal; STAM, Robert. (Orgs.). Brazilian Cinema. Expandededition. New York: Columbia University Press, 1995.

LEME, Caroline Gomes. Cinema e sociedade: sobre a ditadura militar no Brasil. 2011. 383 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983. p.437-453.

SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Ed. Terceiro Nome/SENAC, 1999.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003

SORLIN, Pierre. Sociología del Cine: la apertura para la historia de mañana. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

TELES, Ângela Aparecida. Cinema e cidade: mobilidade, oralidade eprecariedade no cinema de Ozualdo Candeias (1967-92). 2006. 236 f. Tese (Doutorado em História Social). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.

UCHÔA, Fábio Raddi. Cidade e deambulação nos filmes de Ozualdo Candeias. 2008. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

WILLIAMS, Linda. Film bodies: gender, genre and excess. In: GRANT, Barry Keith. (Org.) Film genre reader II. Austin: University of Texas Press, 1999. p.140-158.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993a.

XAVIER, Ismail. Do golpe militar à abertura: a resposta do cinema de autor. In: BERNARDET, Jean Claude; PEREIRA, Miguel; XAVIER, Ismail: O Desafio do Cinema: a política do Estado e a política dos autores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, p.7-46.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

Leme, C. G. . (2012). Podemos falar sobre isso agora? – a ditadura sob as lentes do cinema brasileiro dos anos 1980. Literatura E Autoritarismo, (7), 272–297. https://doi.org/10.5902/1679849X75238