O espaço do corpo em Perto do coração selvagem: resignificando o mundo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74043

Schlagworte:

Clarice Lispector, Perto do coração selvagem, Corpo

Abstract

Perto do coração selvagem, romance de Clarice Lispector, provocou um verdadeiro ‘frisson’ no meio acadêmico. Rompendo com os padrões estéticos que caracterizavam a escritura de outros textos da época, mais realistas e previsíveis em termos de conteúdo e forma, esta obra enigmática para muitos, instigante para outros, revoluciona o universo literário pela força incomum com que o corpo e os sentidos são evocados e trabalhados no texto, revelando de modo insólito e impactante, o mergulho da escritora no universo feminino e sua tentativa de captar e traduzir os mistérios irrevelados do ser mulher através da relação corpo/saber. Escrito na década de quarenta, Clarice Lispector já mostrava através de seu romance de estréia, o feminino em mudança. A análise aqui desenvolvida tem o propósito de apontar o modo como este romance provoca certos deslocamentos sociais e ideológicos na medida em que as inscrições do saber são processadas através do corpo, invertendo, dessa forma, os paradigmas tradicionais sobre a aquisição de conhecimento sustentada na e pela razão. Isso implica, necessariamente, assinalar questões relativas à produção de sentido e às relações de poder e dominação que marcam tanto os limites como as posições dos sujeitos na conjuntura social.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Vera Lucia Lenz Vianna, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Literaturhinweise

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BOLLE, Willi. Alegoria, imagens, tableau. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GOTLIB, Nádia Batella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.

KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1997.

SANTOS, Jeana Laura. A estética da melancolia em Clarice Lispector. Florianópolis: UFSC, 2000.

THOMPSON, John. Ideology and modern culture. Standford: Standford University, 1990.

Veröffentlicht

2005-01-01

Zitationsvorschlag

Vianna, V. L. L. (2005). O espaço do corpo em Perto do coração selvagem: resignificando o mundo. Literatura E Autoritarismo, (5). https://doi.org/10.5902/1679849X74043