O trauma na literatura infanto-juvenil em O meu amigo pintor (1987), de Lygia Bojunga Nunes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X40754Palavras-chave:
Lygia Bojunga Nunes, Trauma, Mimese, Literatura infanto-juvenilResumo
O presente artigo fará uma visitação ao conceito de mimese desde a antiguidade até a modernidade, primeiramente buscando um conceito geral para a palavra e posteriormente observando as mudanças que sofreu ao longo do tempo. Em seguida, a definição de trauma e questões referentes ao sujeito traumatizado serão buscadas, a fim de relacionar mimese e trauma. Após, será discutida a narrativa do trauma na literatura infanto-juvenil, bem como a importância de trazer o discurso do indivíduo traumatizado ao jovem leitor. A obra O meu amigo pintor (1987), de Lygia Bojunga, será o mote para a discussão e análise acerca da mimese e do trauma.Downloads
Referências
BRAUNSTEIN, Néstor A. Sobrevivendo ao trauma. Trad. Marylink Kupferberg. Disponível em <http://nestorbraunstein.com/escritos/index>. Acesso em 07/12/2018.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
LIMA, Luis Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
LUKÁCS, György. Marxismo e teoria da literatura. Seleção, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
LUPER, Steven. A filosofia da morte. Tradução Cecília Bonamine. São Paulo: Madras, 2010.
SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga – as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Rio de Janeiro: Revista Psicologia Clínica, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pc/v20n1/05>. Acesso em 08/12/2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura e trauma. Pro-posições, volume 3, número 3, setembro/dezembro de 2012. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643943/11399>. Acesso em: 07/12/2018.
SIMON, Blackburn. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria e edição brasileira Danilo Marcondes. Tradução Desidério Murcho, et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).