Literatura de testemunho e crítica social: uma análise do romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski

Autor/innen

  • Bibiana Zanella Pertuzzati Bolsista de IC - URI/FW
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27968

Abstract

Sabemos que a Ditadura Militar Brasileira vigorou no país nos anos correspondentes a 1964 – 1985 e impôs padrões de controle, autoritarismo, violência e censura. Tal contexto é representado em obras de arte, como as literárias produzidas desde o marco inicial desse período. No início do século XXI, obras de cunho testemunhal, isto é, que constroem uma memória coletiva acerca de acontecimentos dolorosos como o da Ditadura Militar Brasileira, tem-se destacado na literatura contemporânea de nosso país, abordando temas como o desaparecimento de militantes políticos no Brasil. Com base nessas informações, este estudo tem como objetivo refletir sobre a literatura de testemunho e a crítica social presente no romance K.-relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, bem como analisar e identificar os traços formais e característicos da narrativa que permitem a elaboração desse relato testemunhal. Para atingir tais objetivos, a metodologia está fundamentada em pesquisas bibliográficas. A análise de dados está amparada em reflexões de autores como Ginzburg (2009) e Seligmann-Silva (2003). Dessa forma, a partir das leituras realizadas busca-se comprovar que o romance K. é um importante instrumento de leitura sobre a literatura de testemunho, pois, além de apresentar caráter biográfico com trato estético cuidadoso, promove uma crítica social em relação ao Regime Militar Brasileiro.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Bibiana Zanella Pertuzzati, Bolsista de IC - URI/FW

Acadêmica do VII semestre do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Professora orientadora do trabalho, docente dos Cursos de Graduação e Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen

Literaturhinweise

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Mortos e desaparecidos políticos. Brasília: CNV, 2014. Disponível em: <http://www.cnv.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_3_digital.pdf> Acesso em: 27 fev. 2017.

CRUZ, Lua Gill da. “O mal de Alzheimer nacional”: (in)justiça, história e literatura. Revista Letrônica, p. 186-196, 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/letronica/article/view/22154/15089> Acesso em: 02 mar. 2017.

GINZBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita de testemunho. Revista Conexão Letras, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.artistasgauchos.com/conexao/3/cap6.pdf.> Acesso em: 27 fev. 2017.

GINZBURG, Jaime. O ensino de literatura como fantasmagoria. Revista Anpoll, v. 1, n. 33, 2012. Disponível em: <http://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/637/648.> Acesso em: 28 fev. 2016.

KUCINSKI, Bernardo. K. – Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória e literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

Veröffentlicht

2017-07-13

Zitationsvorschlag

Pertuzzati, B. Z., & Porto, A. P. T. (2017). Literatura de testemunho e crítica social: uma análise do romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27968