A literatura e o discurso crítico: Sergio Sant’anna em debate
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74020Palavras-chave:
Literatura, Discurso Crítico, Debate, Sergio Sant’annaResumo
Do interesse no estudo sobre obras literárias produzidas em contextos autoritários e da necessidade de aprofundamento de reflexões subjacentes a elas nasce este trabalho, que parte de uma leitura da obra Confissões de Ralfo – uma autobiografia imaginária, discutindo a fragmentação narrativa e a perspectiva social do texto de Sérgio Sant’Anna, e examina caminhos do discurso crítico referente à ficção romanesca dos anos 70, na qual se insere a obra do autor. Tomando como ponto de referência o texto de Sant’Anna, cuja construção evidencia um trabalho intenso com a linguagem, de modo a dar à narrativa significados múltiplos e mostrar a combinação de variados procedimentos estéticos, são discutidas algumas afirmações dos estudos críticos, especialmente as que procuram fórmulas para a interpretação das obras e as que investem na produção do período um julgamento de valor pejorativo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. Hucitec, 1988.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: __. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 5ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
BONATO, Liane. Lendo o híbrido em Confissões de Ralfo. In: BERND, Zilá (org). Escrituras híbridas: estudos em literatura comparada interamericana. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998.
CARVALHO, Rosa Maria Dizero de. A rota da desordem: uma leitura de Confissões de Ralfo e Simulacros. Dissertação de Mestrado. Orientação: Profa. Dra. Sonia Brayner. UFRJ, 1981. (108 pg)
DALCASTAGNÉ, Regina. O espaço da dor - o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1996.
HILBERT, Telma Maria Remor. Confissões de Ralfo: um romance de geração. Dissertação de Mestrado. UFSC, 1990. (88 p.)
MACHADO, Janete Gaspar. Constantes ficcionais em romances dos anos 70. Florianópolis: Ed. UFSC, 1981.
PELLEGRINI, Tânia. Gavetas vazias: ficção e política nos anos 70. São Carlos: EDUFSCar – Mercado de Letras, 1996.
SANT’ANNA, Sérgio. Confissões de Ralfo – uma autobiografia imaginária. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
SANTIAGO, Silviano. Repressão e censura no campo das artes da década de 70. In: __. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).