Literatura de testemunho e crítica social: uma análise do romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski

Autores

  • Bibiana Zanella Pertuzzati Bolsista de IC - URI/FW
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27968

Resumo

Sabemos que a Ditadura Militar Brasileira vigorou no país nos anos correspondentes a 1964 – 1985 e impôs padrões de controle, autoritarismo, violência e censura. Tal contexto é representado em obras de arte, como as literárias produzidas desde o marco inicial desse período. No início do século XXI, obras de cunho testemunhal, isto é, que constroem uma memória coletiva acerca de acontecimentos dolorosos como o da Ditadura Militar Brasileira, tem-se destacado na literatura contemporânea de nosso país, abordando temas como o desaparecimento de militantes políticos no Brasil. Com base nessas informações, este estudo tem como objetivo refletir sobre a literatura de testemunho e a crítica social presente no romance K.-relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, bem como analisar e identificar os traços formais e característicos da narrativa que permitem a elaboração desse relato testemunhal. Para atingir tais objetivos, a metodologia está fundamentada em pesquisas bibliográficas. A análise de dados está amparada em reflexões de autores como Ginzburg (2009) e Seligmann-Silva (2003). Dessa forma, a partir das leituras realizadas busca-se comprovar que o romance K. é um importante instrumento de leitura sobre a literatura de testemunho, pois, além de apresentar caráter biográfico com trato estético cuidadoso, promove uma crítica social em relação ao Regime Militar Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Zanella Pertuzzati, Bolsista de IC - URI/FW

Acadêmica do VII semestre do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Professora orientadora do trabalho, docente dos Cursos de Graduação e Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen

Referências

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Mortos e desaparecidos políticos. Brasília: CNV, 2014. Disponível em: <http://www.cnv.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_3_digital.pdf> Acesso em: 27 fev. 2017.

CRUZ, Lua Gill da. “O mal de Alzheimer nacional”: (in)justiça, história e literatura. Revista Letrônica, p. 186-196, 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/letronica/article/view/22154/15089> Acesso em: 02 mar. 2017.

GINZBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita de testemunho. Revista Conexão Letras, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.artistasgauchos.com/conexao/3/cap6.pdf.> Acesso em: 27 fev. 2017.

GINZBURG, Jaime. O ensino de literatura como fantasmagoria. Revista Anpoll, v. 1, n. 33, 2012. Disponível em: <http://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/637/648.> Acesso em: 28 fev. 2016.

KUCINSKI, Bernardo. K. – Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória e literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Pertuzzati, B. Z., & Porto, A. P. T. (2017). Literatura de testemunho e crítica social: uma análise do romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27968