O ensino de literatura brasileira nas escolas: uma ferramenta para a mudança social

Autores

  • Gustavo Zambrano Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X17565

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo realizar um detalhamento aprofundado das tensões externas que comprometem a educação no Brasil. Essas tensões dizem respeito ao golpe militar que inibiu melhorias no setor educacional, ao estudo exclusivo nas escolas de obras consideradas canônicas e ao estudo conteudista de literatura exigido pelos exames vestibulares. Esse é um debate importante, pois o ensino atual de literatura nas escolas impede a formação de estudantes capazes de analisar e interpretar um texto literário e de compreender o contexto histórico e sociológico de um país. Iremos, portanto, detalhar esses problemas e apresentaremos como o ensino de literatura brasileira pode ser importante para a percepção por parte dos alunos dos problemas sociais e consequentemente criar estudantes críticos.

Palavras-Chave: mudança social, cânone, vestibular, ensino de literatura brasileira

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Zambrano, G. (2015). O ensino de literatura brasileira nas escolas: uma ferramenta para a mudança social. Literatura E Autoritarismo, (15). https://doi.org/10.5902/1679849X17565