A poética da devastação de Yan Lianke

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X75245

Palavras-chave:

Seca, Fome, Censura, Autoritarismo, Genocídio

Resumo

Este artigo toma como objeto de análise a obra do escritor chinês Yan Lianke. Autor contemporâneo de ficções, Lianke tornou-se mundialmente reconhecido pela crítica contumaz, que faz em suas narrativas, à corrida desenvolvimentista colocada em prática desde a Revolução Cultural implementada pelo Partido Comunista na China de Mao Tsé-Tung. Perseguido pela censura do partido, Lianke reconhece o processo de autocensura que se impõe na escrita de seus livros. Neste sentido, seu estilo “alegórico” adquire uma dupla funcionalidade, a saber, liga-se diretamente às formas codificadas de uma cultura milenar que permanece viva no seio das pequenas províncias agrícolas de uma China relegada, e, por outro lado, ataca de frente uma política monolítica devastadora que oculta as tragédias humanas com uma propaganda de desenvolvimento. Abordaremos, mais detidamente, neste atrigo, seu livro Les jours, les mois, les années (Dias, meses, anos), publicado em 2009.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Bione, Université Paris 13 Sorbonne-Paris-Cité

Pesquisador associado ao Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (CREPAL - Paris 3). Doutorando em Études Brésiliennes - Littérature Brésilienne da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3.

Referências

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Publicado

2012-06-08

Como Citar

Bione, C. E. (2012). A poética da devastação de Yan Lianke. Literatura E Autoritarismo, (8), 32–45. https://doi.org/10.5902/1679849X75245