A música em Caminhos cruzados e O prisioneiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74007Palavras-chave:
Caminhos cruzados, O prisioneiro, MúsicaResumo
Este trabalho se propõe a analisar a presença da música em dois romances de Erico Veríssimo, Caminhos cruzados, publicado em 1935 e O prisioneiro, publicado em 1967, comparando as semelhanças e dessemelhanças da utilização da música nestas duas obras.Downloads
Referências
AGUIAR, Flávio. Caminhos literários. Zero Hora, Porto Alegre, 30 abr. 2005.
BILLARD, François. A vida cotidiana no mundo do jazz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
CHAVES, Flávio Loureiro. Erico Veríssimo: o escritor e seu tempo. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8 ed. São Paulo: TA Queiroz, 2000.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll, uma história social. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MUGGIATI, Roberto. Jazz, uma história em quatro tempos. Porto Alegre: L&PM, 1985.
SADIE, Stanley (org.). Dicionário Grove de música. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
VELLINHO, Moisés. Letras da Província. 2 ed. Porto Alegre: Globo, 1960.
VERISSIMO, Erico. Caminhos cruzados. 27 ed. Porto Alegre: Globo, 1985.
VERISSIMO, Erico. O prisioneiro. 21 ed. São Paulo: Globo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).