Esquecer para lembrar: memória e compreensão em Infância, de Graciliano Ramos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73829

Palavras-chave:

Memória, Violência, Ressentimento, Ética, Compreensão

Resumo

Este trabalho apresenta uma interpretação de Infância, de Graciliano Ramos, tendo como centro o debate ético que atravessa a obra. Considerado pessimista pela crítica, o texto foi lido quase sempre a partir das mesmas questões: violência, medo, ressentimento. Realizando movimento contrário, procurei expor a tese de que predomina no livro uma visão menos negativa do homem e do mundo.

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Biografia do Autor

Gustavo Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutorando em Estudos Literários na UFMG. Bolsista do CNPq.

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

Ribeiro, G. S. (2010). Esquecer para lembrar: memória e compreensão em Infância, de Graciliano Ramos. Literatura E Autoritarismo, (16), e2. https://doi.org/10.5902/1679849X73829