Debret e Machado: vozes e imagens da escravidão no Brasil

Autores

  • Gilson Ramos Lopes Neto Universidade Federal de Pelotas
  • João Luis Pereira Ourique Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X38161

Palavras-chave:

Escravidão, Leitura, Imagens, Narrativas, Dialética Negativa

Resumo

A escravidão institucionalizada no Brasil deu seus últimos suspiros apenas no fim do século XIX. Enquanto a Europa vivenciava o Positivismo comteano durante o auge vanguardista e promissor da Revolução Industrial, as barbáries vivas do sistema escravagista brasileiro ecoavam não apenas na literatura, mas também na pintura. Este estudo aborda o trabalho de dois remarcáveis artistas dessa época que se serviram da arte para denunciar, de forma sutil e ao mesmo tempo incisiva, a banalização das práticas escravagistas da época: o desenhista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e o escritor carioca Machado de Assis (1839-1908). Para fundamentar a discussão, será realizada uma análise epistemológico-comparativa entre 3 litografias de Debret e o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, considerando os subsídios teóricos que entendem a relação das imagens como narrativas a partir dos escritos de Alberto Manguel e da perspectiva da Dialética Negativa de Theodor Adorno.

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Biografia do Autor

Gilson Ramos Lopes Neto, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Letras

João Luis Pereira Ourique, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Estudos Literários

Referências

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Publicado

2020-02-15

Como Citar

Lopes Neto, G. R., & Pereira Ourique, J. L. (2020). Debret e Machado: vozes e imagens da escravidão no Brasil. Literatura E Autoritarismo, (34). https://doi.org/10.5902/1679849X38161

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