A deformação do sujeito no romance Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X28651

Palavras-chave:

Ken Saro-Wiwa, Sozaboy, Bildung, Deformação

Resumo

O presente artigo propõe-se a defender o argumento de que, ao contrário do que a breve história de sua recepção nos diz, não há “formação” alguma em jogo no romance Sozaboy, do escritor e ativista político e ambiental nigeriano Ken Saro-Wiwa, ao menos não segundo os termos da Bildung ou do Bildungsroman. Para apresentar o argumento em questão, o texto divide-se em dois momentos fundamentais: primeiramente, realiza uma rápida introdução ao significado histórico dos conceitos que aqui nos cabem, “formação” (Bildung) e “romance de formação” (Bildungsroman); a seguir, tomando como pano de fundo a exposição realizada, o artigo analisa o romance Sozaboy, assinalando que, menos que um “romance de formação”, Saro-Wiwa descreve um processo deformativo singular, que, como tal, pede do leitor uma outra epistemologia, uma epistemologia negativa da destruição do sujeito.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Doutor em Literatura pela UFSC e professor do curso de letras e do mestrado em educação da UNESC.

Michelle Maria Stakonski Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Doutoranda em história pela UDESC e professora do Departamento de História da UNESC.

Referências

ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

EKE, Maureen N. The Novel: Sozaboy: a Novel in Rotten English. In: MCLUCKIE, Craig W., MCPHAIL, Aubrey (Eds.). Ken Saro-Wiwa: Writer and Political Activist. London: Lynne Rienner Publishers, 2000.

GOETHE, J. W. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Trad. Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.

GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Desalienação e a configuração do Bildungsroman em Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Estadual de Londrina, Londrina: 2015, 108 f.

KANT, Immanuel. Reposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? In: Textos seletos. 2. ed. Trad. Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 1985.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

MASS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

M'BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011.

NNOLIM, Charles E. Approaches to the African Novel. 3. ed. Lagos: Malthouse, 2010.

NORTH, Michael. Ken Saro-Wiwa’s Sozaboy: The Politics of the “Rotten English”. Public Culture. England, v. 13, n. 1, apr/aug. 2001, p. 97-112.

SARO-WIWA, Ken. Sozaboy. New York: Longman Publishing Group, 1994.

SCHILLER, F. A educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2011.

SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SIMOLA, Raisa. The Question of Identity during the Nigerian Civil War (1967-1970) in the Fiction of Flora Nwapa and Ken Saro-Wiwa. In:

PALMBERG, Mai (Org.). National Identity and Democracy in Africa. Cape Town: Capture Press, 1999, p. 80-100.

SUBIRATS, Eduardo. “Kafka, Rulfo, Beckett: retorno ao mito”. In: CECHINEL, André. (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Edinesc, 2016, p. 241-260.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Cechinel, A., & Stakonski Cechinel, M. M. (2017). A deformação do sujeito no romance Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa. Literatura E Autoritarismo, (30). https://doi.org/10.5902/1679849X28651