A deformação do sujeito no romance Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X28651

Schlagworte:

Ken Saro-Wiwa, Sozaboy, Bildung, Deformação

Abstract

O presente artigo propõe-se a defender o argumento de que, ao contrário do que a breve história de sua recepção nos diz, não há “formação” alguma em jogo no romance Sozaboy, do escritor e ativista político e ambiental nigeriano Ken Saro-Wiwa, ao menos não segundo os termos da Bildung ou do Bildungsroman. Para apresentar o argumento em questão, o texto divide-se em dois momentos fundamentais: primeiramente, realiza uma rápida introdução ao significado histórico dos conceitos que aqui nos cabem, “formação” (Bildung) e “romance de formação” (Bildungsroman); a seguir, tomando como pano de fundo a exposição realizada, o artigo analisa o romance Sozaboy, assinalando que, menos que um “romance de formação”, Saro-Wiwa descreve um processo deformativo singular, que, como tal, pede do leitor uma outra epistemologia, uma epistemologia negativa da destruição do sujeito.   

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Doutor em Literatura pela UFSC e professor do curso de letras e do mestrado em educação da UNESC.

Michelle Maria Stakonski Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Doutoranda em história pela UDESC e professora do Departamento de História da UNESC.

Literaturhinweise

ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

EKE, Maureen N. The Novel: Sozaboy: a Novel in Rotten English. In: MCLUCKIE, Craig W., MCPHAIL, Aubrey (Eds.). Ken Saro-Wiwa: Writer and Political Activist. London: Lynne Rienner Publishers, 2000.

GOETHE, J. W. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Trad. Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.

GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Desalienação e a configuração do Bildungsroman em Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Estadual de Londrina, Londrina: 2015, 108 f.

KANT, Immanuel. Reposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? In: Textos seletos. 2. ed. Trad. Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 1985.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

MASS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

M'BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011.

NNOLIM, Charles E. Approaches to the African Novel. 3. ed. Lagos: Malthouse, 2010.

NORTH, Michael. Ken Saro-Wiwa’s Sozaboy: The Politics of the “Rotten English”. Public Culture. England, v. 13, n. 1, apr/aug. 2001, p. 97-112.

SARO-WIWA, Ken. Sozaboy. New York: Longman Publishing Group, 1994.

SCHILLER, F. A educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2011.

SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SIMOLA, Raisa. The Question of Identity during the Nigerian Civil War (1967-1970) in the Fiction of Flora Nwapa and Ken Saro-Wiwa. In:

PALMBERG, Mai (Org.). National Identity and Democracy in Africa. Cape Town: Capture Press, 1999, p. 80-100.

SUBIRATS, Eduardo. “Kafka, Rulfo, Beckett: retorno ao mito”. In: CECHINEL, André. (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Edinesc, 2016, p. 241-260.

Veröffentlicht

2017-12-31

Zitationsvorschlag

Cechinel, A., & Stakonski Cechinel, M. M. (2017). A deformação do sujeito no romance Sozaboy, de Ken Saro-Wiwa. Literatura E Autoritarismo, (30). https://doi.org/10.5902/1679849X28651