Artes Integradas: reflexões iniciais de uma tese acerca das percepções do fazer docente em Arte no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734886302

Palavras-chave:

Arte Educação, Ensino de Arte, Polivalência, Interdisciplinaridade, BNCC

Resumo

Este estudo circunscreve uma reflexão sobre o conceito proposto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC no que se refere às Artes Integradas a partir das percepções de Licenciandos de Artes Visuais e Música na modalidade de Educação a Distância – EaD e semipresencial de uma Universidade Municipal e Professores de Arte de uma Rede Municipal de Ensino, ambas situadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP. O presente artigo originou-se do extrato de uma dissertação que pesquisou o contexto e as inquietações da polivalência das linguagens artísticas no ensino de Arte e da problematização de uma tese que tem como escopo investigar o percurso de sistematização das Artes Integradas como unidade temática a partir das referências de professores da educação básica e expoentes da Arte Educação do Brasil. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com base nos registros oficiais da BNCC e de referências bibliográficas e se complementa com uma pesquisa de campo para coleta sobre a percepção de licenciandos de Artes Visuais e Música e professores de Arte sobre a interpretação das Artes Integradas por meio de questionário. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google Forms e do software Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site Jason Davies. A reflexão revelou que os participantes concebem as Artes Integradas com uma abstração, assim como a própria BNCC.

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Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arte Educador, Formador de docentes e Artista Visual. Atualmente, é Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Orientador de Escola Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos-SP. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UINTAU). Graduou-se em Artes Visuais (Licenciatura Plena) e em Pedagogia. Participa do grupo de pesquisa CNPQ: Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias, da UNITAU, a partir do grupo de estudo Arte Educação e Criação.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Possui Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA)/Universidade de São Paulo (USP) e Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina.

Isabel Orestes Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel em Pedagogia pela Universidade São Marcos, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade São Marcos e Bacharel em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2024-03-19

Como Citar

Silva, M. S., Bussolotti, J. M., Martins, M. C. F. D., & Silveira, I. O. (2024). Artes Integradas: reflexões iniciais de uma tese acerca das percepções do fazer docente em Arte no Brasil. Revista Digital Do LAV, 17(1), e1/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734886302