Espaço Ruínas: do valor de exibição para o valor de ocupação/acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734844381

Palavras-chave:

Curadoria propositiva, devir artista-professor, arte contemporânea

Resumo

Este artigo tem como dispositivo de reflexão a ocupação/exposição Presenças Plurais, que ocorreu em 2019 na Universidade Estadual de Maringá. A partir desse evento, pensa-se sobre a curadoria como trabalho de arte (HOFFMANN, 2004) e, a partir da análise institucional (BAREMBLITT, 2002) e da crítica institucional da arte (FRASER, 2005), situa-se localmente o valor de exibição da arte (FREIRE, 1999), analisando seus desdobramentos enquanto um agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O tensionamento entre exposição e ocupação será explorado a fim de pensar a arte enquanto modo de organização coletiva que, para além do cubo branco, ganha corpo como acontecimento movido por alianças e afinidades desejantes. Por fim, em um cruzamento entre o campo da arte e o da educação, reflete-se sobre o papel do artista-professor, que vê o ensino da arte como proposição artística, bem como um dispositivo para uma educação menor (GALLO, 2002).

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Biografia do Autor

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização em Saúde Mental e mestrado em História da Educação pela mesma instituição. Líder do DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Professora do curso de artes visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos, instalações e objetos, a artista tem explorado temas como o corpo, o tempo, a memória, o vazio e o transbordamento subjetivo. Possui experiência na área de psicologia, arte contemporânea e gênero, com ênfase em processos de subjetivação na contemporaneidade e políticas inventivas da vida.

Cleberson Diego Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

MADDOX é Cleberson Diego Gonçalves. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Artes Visuais, artista e Professor Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atua nas linhas de arte decolonial, subjetividades e Sexualidade no grupo de pesquisa NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual, e atua em Estéticas decoloniais, poéticas subversivas, dissidências e decolonização do pensamento no grupo DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Stubs, R., & Gonçalves, C. D. (2021). Espaço Ruínas: do valor de exibição para o valor de ocupação/acontecimento. Revista Digital Do LAV, 14(1), 006–025. https://doi.org/10.5902/1983734844381