Como a intertextualidade pode contribuir para a apreensão da arte?

Autores

  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837962

Palavras-chave:

Intertextualidade, Leitura de imagens, Ensino de arte, Pesquisa em arte

Resumo

Este texto apresenta uma síntese de experiências atinentes a um seminário desenvolvido em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC intitulado “Intertextualidade como proposta pedagógica”, no qual, após o estudo de teóricos que tratam de questões intertextuais, mestrandos e doutorandos foram instados a fazer uma pesquisa pontual, adotando princípios intertextuais em experiências educacionais formais ou não-formais. Ficou a critério de cada pós-graduando definir seu público alvo, bem como o conteúdo e a metodologia de ensino. Deste modo, os resultados são expressivamente diferenciados, mas todos consideraram seus objetivos atingidos. E nessas sínteses, percebem-se modos diferentes de a intertextualidade contribuir para o ensino da arte.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atua na graduação e pós-graduação na UDESC, vinculada ao Departamento de Artes Viauais do Centro de Artes; é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado na Université de Lille, França. Autora dos livros Imagem também se lê, Moda também é texto, Sentidos à mesa – saberes além dos sabores e Diante de uma imagem, foi Presidente da ANPAP (2007-2008).

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RABAU, S. L’Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Ramalho e Oliveira, S. R. (2019). Como a intertextualidade pode contribuir para a apreensão da arte?. Revista Digital Do LAV, 12(3), 057–071. https://doi.org/10.5902/1983734837962