Como a intertextualidade pode contribuir para a apreensão da arte?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837962Parole chiave:
Intertextualidade, Leitura de imagens, Ensino de arte, Pesquisa em arteAbstract
Este texto apresenta uma síntese de experiências atinentes a um seminário desenvolvido em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC intitulado “Intertextualidade como proposta pedagógica”, no qual, após o estudo de teóricos que tratam de questões intertextuais, mestrandos e doutorandos foram instados a fazer uma pesquisa pontual, adotando princípios intertextuais em experiências educacionais formais ou não-formais. Ficou a critério de cada pós-graduando definir seu público alvo, bem como o conteúdo e a metodologia de ensino. Deste modo, os resultados são expressivamente diferenciados, mas todos consideraram seus objetivos atingidos. E nessas sínteses, percebem-se modos diferentes de a intertextualidade contribuir para o ensino da arte.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. “ Une source de l’intextextualité ? Le dialogisme ”. In: RABAU, S. L’Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
CALABRASE, O. Fra parole e imagine: metodologie ed esempi di analisi. Milano: Mondadori, 2008.
CONRADO, M. “Dilemas da arte contemporânea: autoria, uso de imagens, processos de criação e outras questões”. In: Arte e direitos autorais: os dilemas da arte contemporânea (Org.). Curitiba: Editora da UFPr, 2017.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
GENETTE, G. “ La transtextualité ou l’intertextualité redéfinie ”. In: RABAU, S. L’Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
HJELMSLEV, L. Ensaios Linguísticos. São Paulo, Perspectiva, 1991.
JORDANI JARDIM Fo., A.; RAMALHO E OLIVEIRA, S. “Estudos intertextuais na visualidade: uma abordagem para o ensino da arte?”. In: Anais do XXVI Encontro Nacional da ANPAP. Campinas: PUC Campinas, 2017.
KRISTEVA, J. “ L’acte de naissance de l’intertextualité ou l’espace de la signification ”. In: RABAU, S. L’Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
OLIVEIRA, A. C. “A Estesia como Condição do Estético”. In: OLIVEIRA, A. C. & E. LANDOWSKI, eds., Do Inteligível ao Sensível: em torno da obra de Algirdas J. Greimas. São Paulo: EDUC, 1995.
RABAU, S. L’Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.