Ação educacional em espaços expositivos: um conceito sustentando diferentes ações
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734820971Palavras-chave:
Arte contemporânea, Ação educacional, Espaços expositivos, Curadoria, Relação arte-públicoResumo
A relação entre público e arte contemporânea é muitas vezes caracterizada pelo distanciamento. Todavia, há inúmeras ações sendo pensadas objetivando aproximar os actantes de tal relação. Considerando a ação educacional em espaços expositivos como importante dispositivo para essa aproximação, este é o foco deste artigo que traz em formato inédito uma dissertação de mestrado defendida em 2010, sobre a qual se acrescentam novas reflexões. Tomam-se três diferentes exposições de arte que são analisadas cotejando-se com um referencial teórico pertinente e conclui-se que o conceito de ação educacional pode ser compreendido de maneira bastante elástica e diversificada. As três propostas expositivas distantes no tempo e no espaço, após analisadas, têm suas características organizadas a partir de paradigmas denominados tendências e particularidades, onde se evidenciam, como resultado, aspectos comuns e especificidades que visam provocar discussões tanto com os educadores que atuam nesses espaços quanto aos que levam seus alunos a visita-los.
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