Ação educacional em espaços expositivos: um conceito sustentando diferentes ações

Autores

  • Karin Zapelini Orofino Doutoranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Linha Educação Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes - CEART

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734820971

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Ação educacional, Espaços expositivos, Curadoria, Relação arte-público

Resumo

A relação entre público e arte contemporânea é muitas vezes caracterizada pelo distanciamento. Todavia, há inúmeras ações sendo pensadas objetivando aproximar os actantes de tal relação. Considerando a ação educacional em espaços expositivos como importante dispositivo para essa aproximação, este é o foco deste artigo que traz em formato inédito uma dissertação de mestrado defendida em 2010, sobre a qual se acrescentam novas reflexões. Tomam-se três diferentes exposições de arte que são analisadas cotejando-se com um referencial teórico pertinente e conclui-se que o conceito de ação educacional pode ser compreendido de maneira bastante elástica e diversificada. As três propostas expositivas distantes no tempo e no espaço, após analisadas, têm suas características organizadas a partir de paradigmas denominados tendências e particularidades, onde se evidenciam, como resultado, aspectos comuns e  especificidades que visam provocar discussões tanto com os educadores que atuam nesses espaços quanto aos que levam seus alunos a visita-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Zapelini Orofino, Doutoranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Linha Educação Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.

Doutoranda em Educação [PPGE/UFSC], Mestre em Artes Visuais pela UDESC - Linha Ensino das Artes Visuais (2010). Licenciada em Artes Visuais, pela UDESC (2011) e também bacharel em Design Gráfico, pela UFSC (2006). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CNPq). Atualmente pesquisa sobre temas relacionadas à Arte contemporânea, Educação e Criança.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes - CEART

Professora e Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e fez pós-doutorado na França. É autora dos livros Imagem também se lê, Moda também é texto, Sentidos à mesa – saberes além dos sabores e Diante de uma imagem; organizou, em coatoria, oito outros títulos de livros. Foi Presidente da ANPAP, gestão 2007-2008; coordenou o PPGAV/UDESC entre 2009 e 2011.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

__________________. “Educação em museus: termos que revelam preconceito”. In: AQUINO, André (org.). Diálogos entre arte e público. Cadernos de textos. Recife/PE: Fundação de Cultura da Cidade de Recife, 2008.

__________________. “Mediação cultural é social”. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane. (Orgs.). Arte/educação como mediação cultura e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

CATTANI, Icleia Borsa. “Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e desdobramentos”. In: Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. Páginas 21 a 34.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo de arte contemporânea? Recife: Ed. Massangana, 2007.

COUTINHO, Rejane. “Estratégias de mediação e a abordagem triangular”. In: BARBOSA, Ana Mae; ________________. (Orgs.). Arte/educação como mediação cultura e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

FARIAS, Agnaldo [problematizador]; VERGARA, Luiz Guilherme; DESGRANGES, Flávio; SCARASSATTI, Marco. Entre a potência da arte e sua ativação cultural: a curadoria educativa. In: MARTINS, Mirian Celeste; SCHULTZE, Ana Maria; EGAS, Olga (Orgs.). Mediando [con]tatos com arte e cultura. Universidade Estadual Paulista – Instituto de Arte, Pós-graduação. São Paulo, v.1, novembro 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.

FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. Guia da 6ª Bienal do Mercosul. Porto Alegre: Fund. Bienal do Mercosul, 2007.

HOFFMANN, Jens. The Art of Curating and the Curating of Art. Disponível em: http://www.theutopiandisplay.com/platform/the-art-of-curating-and-the-curating-of-art. Acesso em 03 de julho de 2010.

__________. Exposição como trabalho de arte. Concinnitas, ano 5, n.6, vol. 1, julho 2004.

MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediações: provocações estéticas. São Paulo: UNESP/Instituto de Artes/Pós-graduação, 2005.

OROFINO, Karin Zapelini. Relações entre público e arte contemporânea: propostas educacionais para espaços expositivos. 2010. Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis.

VERGARA, Luiz Guilherme. As bienais – formatos abertos x conteúdos fechados: reflexões sobre identidade e função das bienais. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano VI, p. 87-95, 1999.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Orofino, K. Z., & Ramalho e Oliveira, S. R. (2015). Ação educacional em espaços expositivos: um conceito sustentando diferentes ações. Revista Digital Do LAV, 073–095. https://doi.org/10.5902/1983734820971