Ação educacional em espaços expositivos: um conceito sustentando diferentes ações

Karin Zapelini Orofino, Sandra Regina Ramalho e Oliveira

Resumo


A relação entre público e arte contemporânea é muitas vezes caracterizada pelo distanciamento. Todavia, há inúmeras ações sendo pensadas objetivando aproximar os actantes de tal relação. Considerando a ação educacional em espaços expositivos como importante dispositivo para essa aproximação, este é o foco deste artigo que traz em formato inédito uma dissertação de mestrado defendida em 2010, sobre a qual se acrescentam novas reflexões. Tomam-se três diferentes exposições de arte que são analisadas cotejando-se com um referencial teórico pertinente e conclui-se que o conceito de ação educacional pode ser compreendido de maneira bastante elástica e diversificada. As três propostas expositivas distantes no tempo e no espaço, após analisadas, têm suas características organizadas a partir de paradigmas denominados tendências e particularidades, onde se evidenciam, como resultado, aspectos comuns e  especificidades que visam provocar discussões tanto com os educadores que atuam nesses espaços quanto aos que levam seus alunos a visita-los.


Palavras-chave


Arte contemporânea; Ação educacional; Espaços expositivos; Curadoria; Relação arte-público

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

__________________. “Educação em museus: termos que revelam preconceito”. In: AQUINO, André (org.). Diálogos entre arte e público. Cadernos de textos. Recife/PE: Fundação de Cultura da Cidade de Recife, 2008.

__________________. “Mediação cultural é social”. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane. (Orgs.). Arte/educação como mediação cultura e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

CATTANI, Icleia Borsa. “Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e desdobramentos”. In: Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. Páginas 21 a 34.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo de arte contemporânea? Recife: Ed. Massangana, 2007.

COUTINHO, Rejane. “Estratégias de mediação e a abordagem triangular”. In: BARBOSA, Ana Mae; ________________. (Orgs.). Arte/educação como mediação cultura e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

FARIAS, Agnaldo [problematizador]; VERGARA, Luiz Guilherme; DESGRANGES, Flávio; SCARASSATTI, Marco. Entre a potência da arte e sua ativação cultural: a curadoria educativa. In: MARTINS, Mirian Celeste; SCHULTZE, Ana Maria; EGAS, Olga (Orgs.). Mediando [con]tatos com arte e cultura. Universidade Estadual Paulista – Instituto de Arte, Pós-graduação. São Paulo, v.1, novembro 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.

FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. Guia da 6ª Bienal do Mercosul. Porto Alegre: Fund. Bienal do Mercosul, 2007.

HOFFMANN, Jens. The Art of Curating and the Curating of Art. Disponível em: http://www.theutopiandisplay.com/platform/the-art-of-curating-and-the-curating-of-art. Acesso em 03 de julho de 2010.

__________. Exposição como trabalho de arte. Concinnitas, ano 5, n.6, vol. 1, julho 2004.

MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediações: provocações estéticas. São Paulo: UNESP/Instituto de Artes/Pós-graduação, 2005.

OROFINO, Karin Zapelini. Relações entre público e arte contemporânea: propostas educacionais para espaços expositivos. 2010. Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis.

VERGARA, Luiz Guilherme. As bienais – formatos abertos x conteúdos fechados: reflexões sobre identidade e função das bienais. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano VI, p. 87-95, 1999.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734820971

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio