Corporeidade e ludicidade nas séries iniciais do ensino fundamental: crenças, dúvidas e possibilidades

Autores

  • Lucia Helena Pena Pereira Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449225

Palavras-chave:

Corporeality, Playfulness, Initial series of elementary school.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender dificuldades encontradas para que a corporeidade e a ludicidade possam ser mais vivenciadas em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo de cunho qualitativo teve a colaboração de quatro professoras de escolas públicas de Minas Gerais. Constatou-se que a corporeidade e a ludicidade são aspectos relevantes na realidade do educador desta etapa e que se faz necessária nova compreensão destes aspectos. As atividades lúdicas se apresentam como possibilidade valiosa de trabalhar a corporeidade, a criatividade e a expressividade tanto do educando quanto do educador. Também se mostram como uma contribuição para o fortalecimento dos laços afetivos professor-aluno e para o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva e motora da criança.

Biografia do Autor

Lucia Helena Pena Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutora em Educação

Departamento de Ciências da Educação

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Pereira, L. H. P. (2015). Corporeidade e ludicidade nas séries iniciais do ensino fundamental: crenças, dúvidas e possibilidades. Educação, 40(3), 697–710. https://doi.org/10.5902/198464449225

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)