Corporeidade e ludicidade nas séries iniciais do ensino fundamental: crenças, dúvidas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449225Palavras-chave:
Corporeality, Playfulness, Initial series of elementary school.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender dificuldades encontradas para que a corporeidade e a ludicidade possam ser mais vivenciadas em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo de cunho qualitativo teve a colaboração de quatro professoras de escolas públicas de Minas Gerais. Constatou-se que a corporeidade e a ludicidade são aspectos relevantes na realidade do educador desta etapa e que se faz necessária nova compreensão destes aspectos. As atividades lúdicas se apresentam como possibilidade valiosa de trabalhar a corporeidade, a criatividade e a expressividade tanto do educando quanto do educador. Também se mostram como uma contribuição para o fortalecimento dos laços afetivos professor-aluno e para o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva e motora da criança.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________