A assistência estudantil no ensino médio integrado: uma análise sobre a evasão no curso técnico em agropecuária do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468714

Palavras-chave:

Baixa condição socioeconômica, Permanência escolar, Curso técnico integrado.

Resumo

Esse estudo objetivou analisar a evasão no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba, com enfoque no Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica ofertado por esta instituição. A opção teórico-metodológica do estudo se deu pela abordagem qualitativa, fazendo uso de análise bibliográfica e documental. As informações foram recolhidas nos arquivos da secretaria do ensino técnico, no setor de orientação pedagógica e no setor de serviço social do campus Rio Pomba. Como resultados desta pesquisa, tem-se um percentual (19,75%) pequeno de estudantes que evadiram e foram atendidos pelo programa de assistência estudantil, se comparado ao total de evadidos no período estudado (2013-2019). Os dados ainda mostram outras causas elencadas pelos estudantes, para sua saída da instituição (desinteresse pelo curso, jubilamento e a saudade da família). Como resultados desta pesquisa, perceberam-se os atendimentos na assistência estudantil como fortes aliados para a permanência escolar e a evasão no referido curso não tendo uma ligação direta com o não atendimento da assistência estudantil. Em contrapartida, estes resultados podem nos mostrar que a política de assistência estudantil do referido campus vem cumprindo seu papel, que é minimizar os índices de evasão e contribuir com melhores condições de permanência escolar.

Biografia do Autor

Giani Neves Santiago Doriguetto, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009), especialista em Instrumentalidade do Serviço Social . Atua como assistente social desde 2013 como assistente social no IF Sudeste MG.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Programas de Assistência Estudantil. Esses programas visam facilitar o acesso e a permanência do estudante em baixa condição socioeconômica nas instituições escolares, atenuando os efeitos das desigualdades socioeconômicas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e prevenindo a retenção e evasão destes estudantes. Está cursando o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede no IF Sudeste MG.

Leonardo da Fonseca Barbosa, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (2009), com mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela mesma Universidade (2011) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), campus Botucatu-SP; com período de Doutorado sanduíche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas em Malaga, Espanha (2012/2013) fomentado pelo PDSE - CAPES. Com Pós-doutorado (PNPD/ Institucional) pela Universidade Federal de Alagoas, atuando com transmissão de fitoviroses, identificação de espécies de mosca-branca e de seus endossimbiontes, identificação morfológica e molecular de fungos e controle alternativo de doenças de plantas. Atualmente é Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas. Atuando nos cursos Técnicos integrados ao ensino médio, bacharelado em Agroecologia e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Campus Rio Pomba.

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Doriguetto, G. N. S., & Barbosa, L. da F. (2023). A assistência estudantil no ensino médio integrado: uma análise sobre a evasão no curso técnico em agropecuária do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba. Educação, 48(1), e125/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644468714