Preditores de crenças no processo de avaliação das ações educacionais à equipe de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769229250Palavras-chave:
Desenvolvimento de pessoal, Educação permanente, AvaliaçãoResumo
Objetivos: avaliar a dimensionalidade e a consistência interna da escala de crenças; verificar existência de relações entre as variáveis-critério e variáveis crenças; investigar as variáveis preditoras de crenças no processo de avaliação de ações educativas da equipe de saúde. Método: estudo quantitativo correlacional, desenvolvido em 14 instituições de saúde, com a participação de 992 trabalhadores, em que se aplicou uma escala Likert composta por 31 itens relativos às crenças da equipe no processo de avaliação de treinamentos. A dimensionalidade/estrutura interna da escala foi realizada por meio de análises fatoriais exploratórias; análises de regressão múltipla padrão, testes t de Student, ANOVA e análises post hoc, também foram aplicadas. Resultados: encontrados três fatores; as variáveis preditoras foram "número de treinamentos nos últimos 12 meses”; “participação em treinamento no momento da pesquisa” e “idade”. Conclusões: a escala apresentou consistência interna e houve identificação de correlações e variáveis preditoras. Descritores: Desenvolvimento de pessoal; Educação continuada; Avaliação Educacional
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