O processo de inclusão de crianças com necessidades especiais de saúde na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769225623Palavras-chave:
Saúde da criança, Doença crônica, Inclusão educacional, Enfermagem pediátricaResumo
Objetivo: descrever a vivência de professores da educação infantil no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais de saúde. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de grupo focal com dez professores de uma escola de educação infantil de um município do Rio Grande do Sul - Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: os resultados apontaram que os professores não são preparados na sua formação para atuarem com estas crianças. E, ainda, que a rede de apoio de serviços sociais e de saúde aos profissionais e à escola é frágil ou inexistente. Conclusão: a vivência dos professores da educação infantil com as crianças com necessidades especiais de saúde acontece permeada por desafios que perpassam fragilidades em sua formação e a interação com a família dessas crianças e com os serviços de saúde.Downloads
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