Perfil de pacientes em lista de espera para transplante renal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211095

Palavras-chave:

Enfermagem, Perfil de Saúde, Transplante de Rim, Listas de Espera

Resumo

Objetivo: identificar o perfil dos pacientes em lista de espera para transplante renal. Método: estudo descritivo, quantitativo, realizado de maio de 2010 a maio de 2012, com 55 pacientes acompanhados num ambulatório de nefrologia em Natal/RN, Brasil. Resultados: dos pesquisados, 63,6% eram do sexo masculino, com média de 39,9 (± 12,2) anos de idade, procedentes do interior do Estado (56,4%), casados (60,0%), 50,9% tinham filhos. O grau de escolaridade predominante foi ensino fundamental (41,8%), 89,1% não exercia atividade laboral e tinha renda familiar mensal de até dois salários mínimos (67,3%). A maioria dos pacientes em lista única de espera fazia hemodiálise (98,2%), eram hipertensos (81,8%) e com tempo médio de inscrição de 1,9 (± 1,9) anos. Conclusão: conhecer o perfil dos pacientes é fundamental para planejar ações de saúde, visando minimizar as taxas de morbidade e mortalidade em lista de espera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Pós-Doutor em Enfermagem em Évora/Portugal (2011), Doutorado em Enfermagem / EERP-USP (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2 / CNPq (2012/2015), Chefe do Departamento de Enfermagem (2011/2013), Coordenador do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (2010- atual) /UFRN. Membro titular do Conselho Universitário - CONSUNI (2012 - Atual), Membro do Comissão de Pesquisa da Pro-Reitoria de Pesquisa/UFRN (2009 - atual). Atua ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Enfermagem, no nível de Graduação em Enfermagem, com ênfase em Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e Metodologia de Pesquisa, Docente nas Disciplinas de Seminário de Pesquisa, Seminário de Tese, Seminário de Dissertação e Bioestatística Aplicada. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado/Doutorado) nas Disciplina Gerontologia. Decritores: Enfermagem, Hospital Universitário, Avaliação Sistematizada da Assistência, Úlceras Vasculares, Úlcera de pressão e Diabética, Ações educativas, Avaliação de Dor, Qualidade de Vida e Idosos.

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde CCS/UFRN. Prof. Ms. Do Curso de Enfermaagem da UNIFACEX. Plantonista da UTI do HUOL/UFRN

Ingrid Gurgel Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Residente em Terapia Intensiva do adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN.

Isabelle Christine Marinho de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Membro do Grupo de Pesquisa Incubadora Procedimentos de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Assistente II do Departamento de Enfermagem/UFRN e Enfermeiro Intervencionista do SAMU Metropolitano do Rio Grande do Norte.

Izaura Luzia Silvério Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UFRN. Professora Mestre da Escola de Enfermagem da UFRN.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Torres, G. de V., Mendonça, A. E. O. de, Amorim, I. G., Oliveira, I. C. M. de, Dantas, R. A. N., & Freire, I. L. S. (2014). Perfil de pacientes em lista de espera para transplante renal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 700–708. https://doi.org/10.5902/2179769211095

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)