Aspectos contextuais da assistência ao idoso com úlcera venosa

Autores

  • Dalva Cezar da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Rejane Maria Paiva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Bertha Cruz Enders Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Regimar Carla Machado Universidade Federal de São Carlos, São paulo, SP
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221964

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do idoso, Úlcera varicosa, Assistência à saúde

Resumo

Objetivo: analisar os aspectos contextuais que envolvem a assistência ao idoso com úlcera venosa. Método: estudo teórico-reflexivo, a partir do referencial de análise de contexto, que apresenta quatro aspectos interativos: Contexto Imediato, Específico, Geral e Metacontexto. Resultados: no Contexto Imediato, abordou-se o idoso com úlcera venosa e a busca ao profissional de saúde; no Contexto Específico, descreveram-se elementos que influenciam na assistência ao idoso com úlcera venosa; no Contexto Geral, consideraram-se os aspectos vivenciados pelo idoso com úlcera venosa; no Metacontexto, discutiu-se o desafio dos profissionais da saúde para promover a assistência integral ao idoso com úlcera venosa. Conclusões: aspectos fisiológicos, psicológicos, culturais, sociais, econômicos e políticos estão envolvidos na assistência ao idoso com úlcera venosa, sendo importante para a assistência integral, tornar este idoso corresponsável pela sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2/CNPq. Pós-Doutor em Enfermagem - Évora/Portugal.  Natal, Rio Grade do Norte, Brasil.

Rejane Maria Paiva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Doutora em enfermagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal, Rio Grade do Norte, Brasil.

Bertha Cruz Enders, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Doutora em enfermagem. Professora Titular Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2/CNPq. Natal, Rio Grade do Norte, Brasil.

Regimar Carla Machado, Universidade Federal de São Carlos, São paulo, SP

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia Cardiovascular – UNIFESP. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal, Rio Grade do Norte, Brasil.

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal, Rio Grade do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Silva, D. C. da, Torres, G. de V., Menezes, R. M. P. de, Enders, B. C., Machado, R. C., & Medeiros, S. M. de. (2016). Aspectos contextuais da assistência ao idoso com úlcera venosa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(3), 454–461. https://doi.org/10.5902/2179769221964

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.