Racionalidade capitalista e a crise da razão: reflexões sobre a sustentabilidade e a questão socioambiental mundial contemporânea

Autores

  • Sandro Haoxovell de Lira Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Daniel Carneiro Costa Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613088415

Palavras-chave:

Racionalidade de mercado, Sustentabilidade, Crise socioambiental, Racionalidade alternativa ambiental, Crise da razão

Resumo

As transformações ocorridas nas últimas décadas demandam um olhar mais crítico no sentido de análise e entendimentos dos fenômenos envolvendo a sustentabilidade do desenvolvimento como objetivo comum da humanidade diante da crescente degradação socioambiental em escala planetária. A compreensão sistêmica da crise socioambiental passa necessariamente pela prerrogativa da análise da racionalidade produtiva capitalista, com vista à expansão intensiva e progressiva do processo produtivo, da obtenção de lucros a qualquer custo e da centralização da riqueza socialmente produzida (em detrimento dos processos socioecológicos), bem como a dos limites biofísicos dos ecossistemas da Terra. Para isso, torna-se imprescindível a articulação da razão econômica vigente e da capacidade de suporte dos sistemas ecológicos do planeta para melhor entendimento dos principais entraves para consecução da sustentabilidade do desenvolvimento, como alternativa de enfrentamento da crise ambiental e social na contemporaneidade. Esse enfrentamento, portanto, se dará por um movimento sociopolítico a partir dos Países do Sul em contraposição às cadeias hegemônicas impostas pelos Países Centrais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Haoxovell de Lira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Assistente Social e mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA-UFAM). Técnico-administrativo em Educação do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari-AM (ISB-UFAM).

Daniel Carneiro Costa, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Economista e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA-UFAM). Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Sociologia. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC-FCA-UFAM) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA-UFAM).

Referências

BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos; BURSZTYN, Marcel. Prudência e utopismo: ciência e educação para a sustentabilidade. In: BURSZTYN, Marcel (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BURSZTYN, Marcel. Introdução. In: BURSZTYN, Marcel (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez, 2002.

CASTEL, Robert. As transformações da questão social. In: WANDERLEY, Luiz Eduardo et al. Desigualdade e a questão social. São Paulo: Cortez; EDUC, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

IANNI, Octávio. A questão social. Revista São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 5, n. 1, jan/mar. 1991.

JATOBÁ, Sérgio Ulisses Silva; CIDADE, Lúcia Cony Faria; VARGAS, Glória Maria. Ecologismo, Ambientalismo e Ecologia Política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e Estado. Brasília, v. 24, n. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental, produtividade ecotecnológica e manejo integrado de recursos. In: LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentável. Tradução Jorge Esteves da Silva. Blumenau: Editora da FURB, 2000.

______. Pensamento sociológico, racionalidade ambiental e transformações do conhecimento. In: LEFF, Henrique. Epistemologia ambiental. Tradução Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2001.

______. O movimento ambiental pela reapropriação social da natureza: seringueiros, zapatistas, afro-descendentes e povos indígenas na América Latina. In: LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução Luís Carlos

Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LOVELOCK, James. Prefácio: algo de sórdido na estufa e Introdução. In: LOVELOCK, James. Gaia:

cura para um planeta doente. Tradução Aleph Teruya Eichemberg e Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 4. ed. Tradução Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul. In: Encontro Internacional para um Pensamento do Sul:

diálogos com Edgar Morin, 2011; Anais... Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2011.

PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Estado, regulação social e controle democrático. In: BRAVO, M. E. S; PEREIRA, P. A. P. Política social e controle democrático. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

PROOPS, John et al. Realizando um mundo sustentável e o papel do sistema político na consecução de uma economia sustentável. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.) Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997.

ROHDE, Geraldo Mário. Mudanças de paradigma e desenvolvimento sustentado. In: CAVALCANTI, Clovis (Org.) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável e sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

______. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SACHS, Ignacy; LOPES, Carlos; e DOWBOR, Ladislau. Crises e oportunidades em tempos de mudança. Economia global e gestão , v.15, n.1. 2010. Disponível em: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-

-74442010000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, p.11-43. mar. 2008. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/47_Douta%20Ignorancia.pdf. Acesso em: 13 set. 2012.

SANTOS, Milton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

STAHEL, Andri Werner. Capitalismo e entropia: os aspectos ideológicos de uma contradição e a busca de alternativas sustentáveis. In: CAVALCANTI, Clovis (Org.) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Lira, S. H. de, Costa, D. C., & Fraxe, T. de J. P. (2013). Racionalidade capitalista e a crise da razão: reflexões sobre a sustentabilidade e a questão socioambiental mundial contemporânea. Revista Monografias Ambientais, 12(12), 2680–2691. https://doi.org/10.5902/223613088415