Educação ambiental e práxis pedagógica: uma análise de práticas desenvolvidas em escolas públicas de Natal/RN

Autores

  • Magnus José Barros Gonzaga Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130813501

Palavras-chave:

Práxis pedagógica, Educação ambiental, Perspectiva crítica

Resumo

Este artigo visa discutir experiências pedagógicas em Educação Ambiental (EA) desenvolvidas por professores em escolas públicas de Natal/RN. À luz da perspectiva crítica, são identificadas e analisadas as matrizes teórico-metodológicas que fundamentam as experiências e, a saber, se essas se configuram em uma Práxis pedagógica, de fato. Como resultado expressivo das experiências pesquisadas, constatamos que existe o predomínio da Educação Ambiental conservadora no tocante as experiências estudadas. Abordagem teórica caracterizada pelo reducionismo na compreensão do tema ambiental e, epistemologicamente, marcada pelo seu enfoque biologizante e ecologizante, o qual não se remete às discussões econômicas, políticas, culturais e sociais que envolvem a questão ambiental. Tal perspectiva teórica ignora a interface das questões ambientais com a dinâmica social, além de subjugar a ação humana no tecido social, circunstância que nega, ao mesmo tempo, a existência do sujeito histórico.

 

 

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Biografia do Autor

Magnus José Barros Gonzaga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ciências Sociais pela UFRN e professor do Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

Gonzaga, M. J. B. (2014). Educação ambiental e práxis pedagógica: uma análise de práticas desenvolvidas em escolas públicas de Natal/RN. Revista Monografias Ambientais, 13(3), 3392–3400. https://doi.org/10.5902/2236130813501

Edição

Seção

ARTIGOS