Preservação dos recursos ambientais água e solo: promovendo a sensibilização ambiental na escola João Paulo II, Bananeiras-PB

Autores

  • Alian Cássio Pereira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Adailza Guilherme da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Aliane Pereira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810908

Palavras-chave:

Educação, Espaço Escolarizado, Meio ambiente

Resumo

Diante da carência de sensibilidade da maioria das pessoas frente ao solo e água, a educação formal se faz ainda mais necessária, no sentido de se promover uma mudança de valores e atitudes. O objetivo deste trabalho foi discutir a importância da conservação do solo e da água, enfatizando o valor da cobertura vegetal, a decomposição da matéria orgânica e os microrganismos decompositores presentes no solo que proporcionam a manutenção da biodiversidade no solo e importância da água para os seres vivos. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do polo da Borborema com auxílio da Experimentoteca. Sendo desenvolvido através de aulas teórico-práticas acompanhada de exercícios no final de cada aula para verificação da assimilação dos conteúdos. O trabalho foi desenvolvido com 74 alunos, com faixa etária entre 11 e 20 anos e gênero de 60% feminino e 40% masculino.  Quando perguntado sobre os problemas ambientais, os mesmos nas suar respostas demonstraram conhecer algo sobre os temas trabalhados nas aulas. Com este trabalho foi possível explicar a importância da conservação do solo e da água a partir de metodologias que integrem a teoria com a prática, utilizando alternativas sustentáveis para que a escola tenha condições de desenvolver a partir de materiais recicláveis, nova maneira de ensinar, desenvolvendo nos alunos uma consciência reflexiva a respeito das questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Departamento de Agropecuária.

Referências

BALSAN, R. impactos decorrentes da modernização da Agricultura brasileira. CAMPO-TERRiTÓRiO: Revista de geografia Agrária, v. 1, n. 2, p. 123-151, 2006.

BRASiL. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 out. 2013, 19:25:10.

CAVALCANTE, A.C.P.; SiLVA, A.G.; OLiVEiRA, D.S.; DiNiZ, B.L.M.T. Água um recurso ambiental a ser conservado: visão dos educando do ensino fundamental de Roma, Bananeiras-PB. in: 65º Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da

ciência, 2013, Recife. Anais.

LELiS, J. L. LOBO, L. M. MUGGLER, C. C. CAON, K. G. CAMPOS, J. L. A. PEREiRA, D. M. ViLLAR, J. P. MORAiS, E. H. M. PRiMO, F. Discutindo o solo na escola: construção de conceitos e valores ambientais. Revista Brasileira de Agroecologia. v. 2, n. 2, p. 559-562, 2007.

MOREiRA, S. R.; PEREiRA, J. B. M.; MESSEDER, J. C. Educação ambiental x senso comum: o desafio de contextualizar a escassez dos recursos hídricos no planeta. Revista Ciência em Tela. v. 2, n. 1, p. 1-12, 2009.

MOTA, A. R. P.; CARDOSO, M. E. S.; SANTOS, D. H. Erosão e conservação dos solos na microbacia do córrego do veado. Revista Colloquium Agrariae. v. 4, n.2, p. 09-17, 2008.

MUGGLER, C. C.; ALMEIDA, S.; MOL, M. J. L.; FRANCO, P. R. C.; MONTEIRO, D. E. J. Solos e Educação Ambiental: Experiência com alunos do Ensino Fundamental na Zona Rural de Viçosa, MG. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais.

OLIMPIO, J.A.; a agricultura comercial e suas consequências sobre o ambiente nos municípios de palmeira do PIAUÍ e currais. 2004 148f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004.

OLIVEIRA, A. H.; SILVA, M. L. N.; AVANZI, J. C.; SILVA, M. A. da.; CURI, N. O processo erosivo é caracterizado pelo desprendimento e transporte de partículas de solo pelo vento ou pela água. Revista de Geografia. v. 27, n. 2, 2010.

SILVA, A.G.; CAVALCANTE, A.C.P.; SILVA, M.J.R.; Solo: visão dos educandos da zona rural de Bananeiras-PB in: II encontro de ecologia da Paraíba, 2013, Rio tinto- PB.

TUSSI, D. E. K.; NISHIJIMA, T. Educação ambiental no ensino público formal e a sensibilização para o valor e importância da água. Revista Monografias Ambientais. v.4, n.4, p. 758-772, 2011.

Downloads

Publicado

2014-02-17

Como Citar

Cavalcante, A. C. P., Diniz, B. L. M. T., Silva, A. G. da, & Cavalcante, A. P. (2014). Preservação dos recursos ambientais água e solo: promovendo a sensibilização ambiental na escola João Paulo II, Bananeiras-PB. Revista Monografias Ambientais, 13(13), 2851–2856. https://doi.org/10.5902/2236130810908