Desafios da gestão escolar na pandemia de Covid-19: relatos de experiências de diferentes contextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887188

Palavras-chave:

Gestores escolares, ensino remoto., Pandemia

Resumo

A literatura especializada indica que o trabalho da gestão escolar está associado a um dos aspectos centrais para a garantia de uma educação de qualidade. Este artigo tem o objetivo de relacionar, com a literatura especializada, os principais desafios profissionais enfrentados por três gestores escolares de diferentes contextos durante o período da pandemia de covid-19 no Brasil, a partir do método de relatos de experiências. Os resultados evidenciam que a pandemia pôs à prova o papel desses profissionais na forma de mediar os escassos recursos para a realização dos objetivos educacionais. As conclusões do trabalho apontam, entre outros aspectos, para algumas problemáticas, potencialidades e limites vivenciados por diferentes redes de ensino durante o período do ensino remoto emergencial.

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Biografia do Autor

Cassio José de Oliveira Silva, Unicamp / Univás

Sociólogo (PUC-RJ), Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (Unifei) e Doutor em Educação (Unicamp). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). 

Luiz Ricardo de Moura Gissoni, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas - (Unifal). Licenciado em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Ana Lúcia Silvestre , Universidade do Vale do Sapucaí

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Machado e em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (2008). Possui mestrado em Políticas Públicas para Educação Profissional pela Universidade de Brasília - UnB.  É doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade na Universidade Vale do Sapucaí (Univás). 

Frida Leão Moura Brito, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestra em Educação Conhecimento e Sociedade (Univás). Pos-Graduada em Neuropsicologia, Reabilitação Cognitiva, Transtorno do Neurodesenvolvimento, Psicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada. Graduada em Psicologia, Pedagogia e Administração.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Silva, C. J. de O., Gissoni, L. R. de M., Silvestre, A. L. ., & Brito, F. L. M. . (2024). Desafios da gestão escolar na pandemia de Covid-19: relatos de experiências de diferentes contextos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87188. https://doi.org/10.5902/2318133887188