Desafios da gestão escolar na pandemia de Covid-19: relatos de experiências de diferentes contextos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887188Palavras-chave:
Gestores escolares, ensino remoto., PandemiaResumo
A literatura especializada indica que o trabalho da gestão escolar está associado a um dos aspectos centrais para a garantia de uma educação de qualidade. Este artigo tem o objetivo de relacionar, com a literatura especializada, os principais desafios profissionais enfrentados por três gestores escolares de diferentes contextos durante o período da pandemia de covid-19 no Brasil, a partir do método de relatos de experiências. Os resultados evidenciam que a pandemia pôs à prova o papel desses profissionais na forma de mediar os escassos recursos para a realização dos objetivos educacionais. As conclusões do trabalho apontam, entre outros aspectos, para algumas problemáticas, potencialidades e limites vivenciados por diferentes redes de ensino durante o período do ensino remoto emergencial.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político ideológicas? Revista de Educação, Campinas, v. 23, n. 1, 2018, p. 8-18.
BARROS, Claudia Cristiane Andrade et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021, p. 1-23.
BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, 2021, p. 826-849.
BENEDITO, Samiles Vasconcelos Cruz; CASTRO FILHO, Pedro Julio de. A educação básica cearense em época de pandemia de Coronavírus (Covid-19): perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 2, n. 3, 2020, p. 58-71.
BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017: regulamenta o art. 80 da lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 6 nov. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 6 nov. 2023.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, v. 2, p. 17-25, 2011, p. 17-79.
COSTA JÚNIOR, Ademir Almeida da; SCHMITZ, Heike; COSTA NETO, Alberto. TICs nos processos da administração e gestão escolar: primeiras observações da implementação do sistema de avaliação para a gestão educacional versão 2.0. SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, 2, 2012. Anais ... Itabaiana: Apogeu, 2012, p. 422-437.
CRUZ, Joseany Rodrigues; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 13, 2019, p. 2-19.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, 2012, p. 379-404.
FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, 2005, p. 911-933.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: UNESP. Caderno de formação: introdução à educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, 2017, p. 1106-1133.
MACHADO, Laeda Bezerra; RAMOS, Maria Isabel Francisco da Silva. Coordenação pedagógica em tempos de pandemia: representações sociais e práticas na escola pública. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 13, n. 22, 2024, p. 1-14.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018, p. 1-18.
PALHARES, Isabela. Alunos do ensino médio de SP têm desempenho mais baixo da história. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 2 mar. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/03/alunos-do-ensino-medio-de-sp-tem-desempenho-mais-baixo-da-historia.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa. Acesso em: 20 fev. 2023.
PARO, Vitor. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, 2010, p. 763-778.
PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 11, n. 1, 2020, p. 20-31.
PIMENTA, Carlos Alberto; JOSÉ, Cássio Oliveira. A gestão escolar no contexto da massificação do ensino: a percepção de diretoras de escolas públicas em meio à diversidade e heterogeneidade de crianças e jovens. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 2, n. 6, 2016, p. 79-96.
RAVITCHI, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SILVA, Cássio José de Oliveira. A distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do Enem. Campinas: Unicamp, 2019. 223f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SILVA, Cássio José de Oliveira. A distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do Enem. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, 2021, p. 325-329.
SILVA, Cássio José de Oliveira. Diretores escolares em um contexto de massificação da educação: os desafios da qualidade. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz (org.). A educação enquanto fenômeno social: um estímulo à transformação humana. Ponta Grossa: Atena, 2022. p. 78-99.
SILVA, Lidiany Freire da et al. Ensino remoto emergencial na pandemia: avanço ou retrocesso? EmRede - Revista de Educação a Distância, Goiânia, v. 10, 2023, p. 1-23.
SIMIELLI, Lara. Revisão sistemática da literatura brasileira sobre diretores escolares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, 2022, p. 1-22.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da gestão escolar no Brasil. São Paulo: PUCSP, 2006. 333f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.