Escola e prática pedagógica no ensino médio: representações sociais de gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869477

Palavras-chave:

Prática Pedagógica; Gestores; Ensino médio.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual buscou-se identificar e analisar as representações sociais de escola pública de ensino médio, elaboradas por gestores escolares. Foi realizamos um estudo de campo online com 10 gestores de escolas públicas estaduais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no âmbito do qual privilegiou-se narrativas dos gestores e enviadas por e-mail. O software Atlas.ti auxiliou a análise de conteúdo das narrativas. Os resultados revelam que as representações sociais de prática pedagógica dos gestores estão centradas no trabalho coletivo e que tais representações ressaltam a importância das boas relações e da postura ativa do gestor para fazer frente aos desafios da função, bem como reiteram a importância da prática pedagógica dos gestores para efetivação de políticas direcionadas às escolas de ensino médio.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, UFPE

Doutora em Educação Professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional – Centro de Educação – UFPE

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Publicado

02-07-2022

Como Citar

Machado, L. B., & Barbosa de Paula, G. G. (2022). Escola e prática pedagógica no ensino médio: representações sociais de gestores . Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69477, p. 1–11. https://doi.org/10.5902/2318133869477