Informática na escola: estudo de caso para as escolas públicas estaduais de Videira/SC

Autores

  • Leila Lisiane Rossi Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira
  • Jean Carlo Corso Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira
  • Gilson Ribeiro Nachtigall Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira
  • Angela Maria Crotti da Rosa Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira
  • Luiz Gustavo Moro Senko Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Brusque

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831111

Resumo

No presente artigo mostram-se os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi o desenvolvimento de uma ferramenta web para auxiliar na análise dos dados relacionados ao uso e a necessidade de tecnologias no ensino nas escolas públicas estaduais urbanas de Videira/SC. Em um projeto anterior foi desenvolvida uma ferramenta similar, porém, voltada às escolas municipais de Videira/SC. Inicialmente foram aplicados questionários dirigidos aos alunos e aos professores e, posteriormente, foi desenvolvida a ferramenta usando software livre com vistas a permitir a visualização dos dados de forma multidimensional, ou seja, várias dimensões e diferentes níveis de detalhamento para facilitar a análise dos dados na tomada de decisão.

Palavras-chave: software livre; tomada de decisão; tecnologia.

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Biografia do Autor

Leila Lisiane Rossi, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Mestre em Ciência da Computação e professora de Informática no Instituto Federal Catarinense - campus Videira

Jean Carlo Corso, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Estudante do Curso de Ciência da Computação no Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Gilson Ribeiro Nachtigall, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Doutor em Agronomia, coordenador de pesquisa e inovação e professor nos cursos de Agronomia no Instituto Federal Catarinense - campus Videira

Angela Maria Crotti da Rosa, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Especialista em Controle da Gestão Pública e coordenadora de estágios e extensão no Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Videira

Luiz Gustavo Moro Senko, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Brusque

Mestre em Ciência da Computação e professor de Informática no Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Brusque

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Publicado

18-04-2018

Como Citar

Rossi, L. L., Corso, J. C., Nachtigall, G. R., Rosa, A. M. C. da, & Senko, L. G. M. (2018). Informática na escola: estudo de caso para as escolas públicas estaduais de Videira/SC. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 109–116. https://doi.org/10.5902/2318133831111

Edição

Seção

Artigos