Os desafios da gestão democrática diante da diversidade das políticas públicas presentes no cotidiano escolar

Autores

  • Camila Moresco Possebon Universidade Federal de Santa Maria
  • Nicole Zanon Veleda

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110082

Resumo

Este trabalho apresenta as reflexões das bolsistas do subprojeto Pedagogia/UFSM/Pibid com o objetivo de propor alternativas de organização escolar que permitam a sistematização das atividades ofertadas no contraturno, para promover a participação efetiva dos alunos. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como fonte de dados utilizou-se o controle de frequência e as justificativas das faltas dos alunos. Como referencial teórico foram utilizados estudos de Libâneo (2008) e Freire (1983; 2000) acerca da gestão democrática no contexto escolar. Portanto, conclui-se que traçar estratégias de organização de atividades no turno inverso, atentando para a sua intencionalidade é uma das alternativas de promover a participação efetiva dos alunos nessas atividades. Palavras-chave: gestão democrática, sala multidisciplinar, atividades extracurriculares.

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Biografia do Autor

Camila Moresco Possebon, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do 10º Semestra do curso de Pedagogia/noturno da UFSM, bolsista PIBID.

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Publicado

22-08-2013

Como Citar

Possebon, C. M., & Veleda, N. Z. (2013). Os desafios da gestão democrática diante da diversidade das políticas públicas presentes no cotidiano escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(3), 27–34. https://doi.org/10.5902/2176217110082

Edição

Seção

Artigos