Atuação das professoras supervisoras do Pibid/UFSM/Pedagogia: desafios da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133820502Resumo
Neste texto apresenta-se um estudo sobre o impacto das ações do Pibid/UFSM/Pedagogia Anos Iniciais nas práticas das professoras supervisoras. Objetiva-se identificar a compreensão das professoras acerca do processo de gestão escolar a partir da sua contribuição como supervisoras do subprojeto nas escolas. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se questionários semi-estruturados. É possível concluir a relevância destas professoras como coformadoras das bolsistas de iniciação à docência, assim como a contribuição do subprojeto em suas vivências, como espaço de construção e reflexão de sua prática escolar.
Palavras-chave: pedagogia, políticas públicas, prática pedagógica, gestão escolar, iniciação à docência.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013.
BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/ stories/download/diversos/DecretoPIBID_240610.pdf>. Acesso em 10 jun. 2014.
CAPES. Portaria n. 260, de 30 de dezembro de 2010. Aprova as normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPibid/editais-e-selecoes>. Acesso em 10 jun. 2014.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF, 2008.
MINAYO. Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 9-29.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.