Atuação das professoras supervisoras do Pibid/UFSM/Pedagogia: desafios da gestão escolar

Autores

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Nicole Zanon Veleda Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133820502

Resumo

Neste texto apresenta-se um estudo sobre o impacto das ações do Pibid/UFSM/Pedagogia Anos Iniciais nas práticas das professoras supervisoras. Objetiva-se identificar a compreensão das professoras acerca do processo de gestão escolar a partir da sua contribuição como supervisoras do subprojeto nas escolas. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se questionários semi-estruturados. É possível concluir a relevância destas professoras como coformadoras das bolsistas de iniciação à docência, assim como a contribuição do subprojeto em suas vivências, como espaço de construção e reflexão de sua prática escolar.

Palavras-chave: pedagogia, políticas públicas, prática pedagógica, gestão escolar, iniciação à docência.

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Publicado

07-06-2016

Como Citar

Sarturi, R. C., & Veleda, N. Z. (2016). Atuação das professoras supervisoras do Pibid/UFSM/Pedagogia: desafios da gestão escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(10), 7–20. https://doi.org/10.5902/2318133820502

Edição

Seção

Artigos